A Defesa Civil de Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, estima que aproximadamente 300 pessoas tiveram que deixar suas casas na noite de domingo após o Rio das Velhas transbordar devido às chuvas.
Segundo a coordenadora do órgão na cidade, Lorena Borges, os bairros mais atingidos são o Morada do Rio, Pantanal e Vila Íris, que precisaram ser evacuados. O rio começou a sair da calha por volta das 20h. As famílias foram para os imóveis de parentes ou vizinhos que vivem em bairros da parte alta. A Ponte Velha e a Avenida Beira Rio precisaram ser interditadas.
Ainda de acordo com Lorena, a população foi avisada dos riscos às 14h25. “Temos um grupo de WhatsApp. Quando vimos que estava subindo, a equipe passou um comunicado para fazer a evacuação”, diz. De acordo com a coordenadora da Defesa Civil de Santa Luzia, algumas pessoas “não acreditaram” e acabaram ilhadas em uma casa no Bairro Pantanal. “Os bombeiros falaram que tem uma família de quatro pessoas ilhada. Estão tentando tirar com um barco”, disse.
Outra ocorrência envolveu um deslizamento de terra no Bairro Bonanza, que chegou à entrada de uma casa, mas não atingiu o imóvel.
Apesar de o volume de água ter diminuído, o risco ainda existe e haverá monitoramento durante toda a madrugada desta segunda-feira. “Acabamos de chegar do monitoramento (por volta da 0h30), mas há previsão de chuvas intensas na madrugada e vamos fazer um plantão para monitorar o rio a cada hora”, informou Lorena Borges.
Moradores de Santa Luzia que precisarem entrar em contato com a Defesa Civil da cidade devem ligar para o telefone 199 ou para o número 3641-5215.
Moradores de Santa Luzia que precisarem entrar em contato com a Defesa Civil da cidade devem ligar para o telefone 199 ou para o número 3641-5215.