Jornal Estado de Minas

TRÂNSITO

Manifestantes voltam a fechar a Avenida Cristiano Machado, em BH



Moradores do Bairro Primeiro de Maio, na Região Norte de Belo Horizonte, voltaram a bloquear a Avenida Cristiano Machado em protesto, na tarde desta segunda-feira (8/2).

Temporal destrói casas no Primeiro de Maio: 'Perdi até os documentos'

De acordo com a BHTrans, os dois sentidos da via próxima à Estação Primeiro de Maio foram bloqueados por volta das 16h.



Duas linhas de ônibus (62 e 66) usam rotas alternativas, passando pela Avenida Waldomiro Lobo e pela Via 240.
 
Moradores tiveram casas destruídas pelas enchentes provocadas pelo temporal desse domingo (7/2). Os maiores danos foram registrados em um aglomerado da Rua Benedito Xavier, onde ao menos sete residências cederam após inundação que arrastou móveis, roupas e eletrodomésticos.

Pela manhã, dezenas de pessoas já haviam se mobilizado.

Revoltados, eles pedem que a prefeitura tome providências para acabar com os constantes alagamentos na região. 

A Polícia Militar está no local e não deu detalhes sobre a operação.



O que diz a prefeitura

Confira a íntegra da nota enviada pela PBH:

A prefeitura esclarece que as inundações ocorridas no bairro 1º de Maio não têm nenhuma relação com as obras da primeira etapa de otimização do sistema de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça, na região Nordeste. A inundação no local ocorreu por causa de rompimento da rede de drenagem de interior de quarteirão no local. A Prefeitura enviará uma equipe ao local para tomar as providências necessárias.

A obra da primeira etapa de otimização do sistema de Macrodrenagem da Bacia do Ribeirão do Onça, na região Nordeste, que está em andamento, irá contribuir na diminuição do risco de enchentes na avenida Cristiano Machado, próximo aos bairros São Gabriel e Primeiro de Maio. Será feita a implantação de canal paralelo à canalização existente do Ribeirão do Onça, iniciando nas proximidades do cruzamento da avenida Cristiano Machado com avenida Risoleta Neves até a divisa com a faixa de domínio da CBTU dentro da Estação São Gabriel, numa extensão de 286,96 metros.

Estão sendo investidos R$ 44,7 milhões, com recursos provenientes do Fundo Municipal de Saneamento e do financiamento junto ao governo federal.  A previsão de término dos trabalhos é no segundo semestre de 2021.





Com as chuvas do último fim de semana, a Prefeitura informa que removeu, até o momento, 30 pessoas nas proximidades do prédio que desabou no Cafezal/ Aglomerado da Serra; e 33 pessoas no bairro Primeiro de Maio. As famílias foram encaminhadas para a casa de parentes. As equipes vão avaliar cada caso e fazer o encaminhamento para o Programa Bolsa Moradia/ Auxílio Pecuniário, se necessário.

Até o momento, foram distribuídos 503 colchões, 167 cestas básicas, 390 cobertores e distribuídas 550 refeições para as pessoas atingidas pelas chuvas.

audima