A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU) está conduzindo o recolhimento de entulhos e a limpeza de vias nas áreas afetadas pelas enchentes, inundações e deslizamentos do último final de semana na capital. Até o momento, já foram retirados mais de 133 toneladas de resíduos, que vão desde lama até móveis e eletrodomésticos abandonados por moradores de áreas castigadas que perderam seus bens.
A SLU vem orientando a população para o descarte correto de lixos e entulhos, a fim de evitar mais danos e riscos às localidades nas próximas precipitações. A sujeira acumulada é um dos fatores que contribuem para diminuir o escoamento das águas das chuvas em bueiros e valas.
Leia Mais
BH abre vacinação para pessoas a partir de 89 anosOcupação de UTIs volta à faixa crítica na capitalTemperatura tem ligeira elevação em BH, mas ainda pode chover nesta terçaDefesa Civil de BH divulga alerta de chuva para hoje e quarta-feiraBombeiros retomam buscas por homem que desapareceu no Córrego Ressaca Rendido por trio em Neves, motorista de aplicativo é amarrado em árvoreCoronavírus: Minas ultrapassa 780 mil casos e tem quase 16 mil mortes
O trabalho de limpeza começou ainda no domingo (7/02), quando a chuva não cessou e castigou vários pontos da cidade. Segundo a medição do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até nessa segunda-feira (8/02) choveu volume superior a 20,7% do esperado para todo o mês de fevereiro. Já conforme dados do monitoramento feito pela Defesa Civil da capital, o volume foi ainda maior e, pela sua medição, apenas no domingo choveu o esperado para todo o mês.
A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por diversas vezes durante todo o final de semana. No Aglomerado da Serra, na Região Centro-Sul, um prédio de cinco andares construído de forma irregular desabou na madrugada de segunda, isolando outros 13 imóveis. Cerca de trinta moradores que estavam isolados foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros e foram encaminhados para as casas de vizinhos e parentes. Ninguém ficou ferido.
Na manhã dessa segunda (8/2), dezenas de moradores do Bairro Primeiro de Maio, na Região Norte de Belo Horizonte, protestaram nas proximidades da Estação São Gabriel, na mesma região. Revoltados com perdas e constantes alagamentos, eles pediram que a prefeitura tome providências para minimizar os danos.
*Estagiário sob supervisão do subeditor Frederico Teixeira