Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

Em BH, maioria dos idosos acima de 89 anos deve ser vacinada em casa

Os idosos com mais de 89 anos e que moram em Belo Horizonte começaram a ser vacinados contra o novo coronavírus nessa segunda-feira (08/02). A expectativa da Prefeitura de BH é de que a maioria dessa população seja imunizada em casa, com suporte de uma equipe volante de profissionais de saúde do poder municipal.





A estimativa de um maior atendimento em casa se explica pela condição desses idosos, muitos debilitados e com dificuldades para se locomover, mesmo com transporte particular.

É o caso de três idosos já vacinados com uma primeira dose do imunizante: Edith Margarida da Paixão (93 anos), José Jardim Machado (92) e José Batista Soares (99). Eles moram nas regionais Oeste e Barreiro.

Aos 93 anos, Edith Margarida da Paixão foi vacinada em casa (foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
Apesar disso, os postos de saúde estão prontos para receber as doses e aplicá-las nos idosos acima de 89 anos. Até a manhã desta terça-feira (09/02), não havia previsão de imunização de que algum idoso seja vacinado em algum desses centros de saúde, mas o cenário pode mudar nos próximos dias.





Para que esses idosos com mais de 89 anos sejam vacinados, é necessário um cadastro. Segundo o Executivo municipal, esse agendamento deve ser feito por meio do telefone 156 ou pelo portal da Prefeitura de Belo Horizonte.

José Jardim de Machado, de 92 anos, também é um dos vacinados em BH (foto: Adão de Souza/Prefeitura de Belo Horizonte)
No caso do telefone, o serviço está disponível das 7h às 21h nos dias úteis. Aos domingos e feriados, das 7h às 20h, a partir da opção 2. O pedido deve ser feito até 28 de fevereiro. O próprio idoso, um parente ou responsável deve fazer o cadastro.

Até às 14h dessa segunda, sete mil inscrições foram feitas. No agendamento, o responsável pode escolher se a vacina será aplicada em casa ou em um posto de saúde de preferência.





Alerta para golpes

 
Diante do início das vacinações contra a COVID-19, a prefeitura alerta contra golpes que podem ser aplicados por criminosos durante a imunização.

Segundo o Executivo municipal, circula nas redes sociais mensagens com um cronograma de vacinação, com datas e idades das pessoas.

Porém, esse planejamento não existe. A prefeitura informa que as visitas das equipes de vacinação "são agendadas via ligação telefônica".

Dessa maneira, o cidadão não deve abrir a porta de sua casa sem receber a comunicação telefônica antes. É preciso ficar atento às identificações também.

A vacinação em BH


Até essa segunda-feira, 72.653 já foram vacinadas em BH. Dessas, 1.096 já receberam a segunda e definitiva dose.





Foram aplicadas 57.756 ampolas da CoronaVac (Butantan/Sinovac Biotech) e 14.897 da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford).

No total, a prefeitura já recebeu 193.820 doses dos dois imunizantes. Dessas, 160.559 já foram encaminhadas aos 220 postos de imunização (hospitais, centros de saúde, Unidades de Pronto Atendimento - UPAs -, laboratórios e equipes volantes).
 

A COVID-19 em BH

 
Segundo dados divulgados nesta terça pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Minas Gerais, Belo Horizonte teve 93.199 casos confirmados de COVID-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Ao todo, 2.375 pessoas morreram na capital mineira por causa das complicações causadas pelo coronavírus.

audima