As cidades históricas mineiras com tradição de promover o carnaval, às vésperas da festa momesca, sempre viveram a expectativa de dias de agitação e de receber milhares de visitantes. Mas este ano, por conta da pandemia da COVID-19, o carnaval vai “passar em branco” nessas cidades, sem nenhuma festa. Este é o caso de Diamantina, no Vale do Jequitinhonha. A situação se repete na também em Ouro Preto e em São João del-Rei.
A Prefeitura de Diamantina suspendeu todas as atividades do carnaval na cidade para evitar aglomerações e amenizar os riscos de propagação do coronavírus. A administração da cidade histórica também seguiu o governo do estado e outros municípios, e suspendeu o ponto facultativo na cidade.
Leia Mais
COVID-19: Servidores públicos de Timóteo vão trabalhar durante o carnavalBarão de Cocais cancela o carnaval e promete intensificar as fiscalizaçõesGoverno de MG pede para que municípios não autorizem festas no carnavalBH chega a 95.574 casos e 2.376 mortes confirmadas de COVID-19COVID-19: Sete Lagoas se prepara para imunizar idosos acima de 90 anosBombeiros salvam mulher em trabalho de parto em Pará de MinasEm anos anteriores, de acordo com números da prefeitura local, Diamantina (47,8 mil habitantes) recebeu em torno de 10 mil pessoas durante o carnaval. Este ano, a prefeitura, diz que, apesar do cancelamento dos desfiles dos blocos e das apresentações musicais e da suspensão do ponto facultativo, a cidade espera que durante o período que seria dedicado ao carnaval – que vai de sábado (13/2) a terça-feira (16/2), receber turistas para aproveitar seus atrativos naturais, como cachoeiras e visitar igrejas, museus e outros prédios históricos.
"A cidade não está fechada à visitação. Estará recebendo um número significativo de turistas, seguindo todos os protocolos de saúde, o que fortalece atividades geradoras de renda, fundamentais neste momento de crise”, informou a Prefeitura de Diamantina.
A gestão municipal argumenta que suspendeu a festa de momo, com base “no princípio de proteção à população, objetivando manter o distanciamento social, medida imprescindível no combate do coronavírus.
Destacou ainda que “obviamente a suspensão do carnaval traz um impacto desfavorável à economia local. Entretanto, não podemos nos afastar da linha de preservação da saúde da população”.
Carnaval virtual em Ouro Preto
A Prefeitura de Ouro Preto também cancelou o carnaval 2021, visando evitar aglomerações. Por outro lado, o secretário de Governo, Felipe Guerra, anunciou que, “para compensar a falta da festa presencial”, a cidade histórica terá um “carnaval virtual”, tendo uma programação com a participação de grupos culturais, como o Zé Pereira Club dos Lacaios e a Liga das Escolas de Samba, além de bandas e outras manifestações artístico-culturais do município.
Ponto facultativo em São João del-Rei
A prefeitura da histórica de São João del-Rei, na Região do Campo das Vertentes, também cancelou o carnaval 2021, por causa da pandemia. Mas, mesmo com a festa suspensa, na contramão do governo estadual e de cidades vizinhas, a prefeitura decretou ponto facultativo para os servidores municipais entre a segunda-feira (15/2) e a quarta de Cinzas (17/2). O decreto não inclui servidores de escolas e serviços de saúde, considerados essenciais.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás