Governador Valadares, cidade do leste de Minas que ostenta o título de “Capital mundial do voo livre no Brasil”, concedido pela Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), terá parapentes no céu durante os 4 dias de carnaval.
A cidade e o Pico da Ibituruna vão sediar a Copa Valadares de Parapente, que engloba a primeira etapa de três campeonatos de voo livre: valadarense, mineiro e carioca.
Leia Mais
Governo de Minas alerta para golpes na vacinação contra COVID-19COVID-19: Equipes de saúde recebem a segunda dose da vacina em ValadaresGoverno de MG prevê vacinação de 100% dos idosos acima de 90 anos até marçoPM apreende quase uma tonelada de maconha na Grande BHCOVID-19: Valadares volta ao alerta alto, equivalente à onda vermelhaA organização é da Associação de Voo Livre Ibituruna e tem o apoio da Federação Mineira de Voo Livre, Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Voo Livre, Associação Valadarense de Voo Livre e Prefeitura de Valadares.
A Copa Valadares de Parapente terá provas nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, com disputa nas categorias Open, Serial, Sport, Light e Feminino. A organização criou uma competição extra para quem não conseguiu se inscrever na Copa.
É a disputa Cross do Milão. Quem fizer a maior distância será premiado com R$ 1.000,00. A inscrição será realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro e custa R$ 50,00 por piloto.
A disputa é classificada como FAI 2, que permite aos pilotos estrangeiros participarem e pontuarem no ranking internacional. Pilotos de vários países, como Romênia, Polônia, Portugal, Itália e Rússia já se inscreveram.
Esses pilotos poderão concorrer a premiação valadarense. Entre os pilotos nacionais que vão participar da disputa, está o time brasileiro que vai representar o Brasil no mundial 2021: Rafael Barros, Rafael Saladine, Marcela Uchoa e Gilberto Raposo.
QG em cervejaria
O QG da competição funcionará será em uma cervejaria localizada na Avenida José Ivair Ferreira Mattos, nº 71, no bairro Santo Agostinho.
A Prefeitura informou que a competição vai atender aos protocolos de saúde, como o uso de máscaras faciais cobrindo o nariz e a boca, distanciamento na rampa e no ônibus.
Totens de álcool em gel serão instalados no Pico da Ibituruna e na área da antiga Feira da Paz, onde funciona a mosca de pouso.
Outra ação que será desenvolvida, em combate ao novo coronavírus é a distribuição de cartilhas com orientações sobre a prevenção contra a COVID-19.
Para evitar aglomerações, durante a competição, o acesso ao pico será restrito das 7h às 11h.