Governador Valadares, cidade do leste de Minas que ostenta o título de “Capital mundial do voo livre no Brasil”, concedido pela Associação Brasileira de Voo Livre (ABVL), terá parapentes no céu durante os 4 dias de carnaval.
A cidade e o Pico da Ibituruna vão sediar a Copa Valadares de Parapente, que engloba a primeira etapa de três campeonatos de voo livre: valadarense, mineiro e carioca.
A competição superou as expectativas da organização, que em apenas duas semanas viu as inscrições se esgotarem. Foi necessário criar uma lista de espera. Ao todo, 125 pilotos vão participar das provas.
A organização é da Associação de Voo Livre Ibituruna e tem o apoio da Federação Mineira de Voo Livre, Federação de Voo Livre do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Voo Livre, Associação Valadarense de Voo Livre e Prefeitura de Valadares.
A Copa Valadares de Parapente terá provas nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, com disputa nas categorias Open, Serial, Sport, Light e Feminino. A organização criou uma competição extra para quem não conseguiu se inscrever na Copa.
É a disputa Cross do Milão. Quem fizer a maior distância será premiado com R$ 1.000,00. A inscrição será realizada entre os dias 13 e 15 de fevereiro e custa R$ 50,00 por piloto.
A disputa é classificada como FAI 2, que permite aos pilotos estrangeiros participarem e pontuarem no ranking internacional. Pilotos de vários países, como Romênia, Polônia, Portugal, Itália e Rússia já se inscreveram.
Esses pilotos poderão concorrer a premiação valadarense. Entre os pilotos nacionais que vão participar da disputa, está o time brasileiro que vai representar o Brasil no mundial 2021: Rafael Barros, Rafael Saladine, Marcela Uchoa e Gilberto Raposo.
QG em cervejaria
O QG da competição funcionará será em uma cervejaria localizada na Avenida José Ivair Ferreira Mattos, nº 71, no bairro Santo Agostinho.
A Prefeitura informou que a competição vai atender aos protocolos de saúde, como o uso de máscaras faciais cobrindo o nariz e a boca, distanciamento na rampa e no ônibus.
Totens de álcool em gel serão instalados no Pico da Ibituruna e na área da antiga Feira da Paz, onde funciona a mosca de pouso.
Outra ação que será desenvolvida, em combate ao novo coronavírus é a distribuição de cartilhas com orientações sobre a prevenção contra a COVID-19.
Para evitar aglomerações, durante a competição, o acesso ao pico será restrito das 7h às 11h.