Em Uberaba, no Triângulo Mineiro, um novo decreto que deve ser publicado em caráter extraordinário ainda nesta terça-feira (9/2) e com validade de 15 dias determinará o fechamento de shoppings, lojas do comércio de rua, bares, restaurantes, entre outros estabelecimentos comerciais aos sábados e domingos.
Leia Mais
UTI privada para a COVID-19 em Uberaba está perto de um colapsoMorre oitavo paciente de Manaus com COVID-19 em hospital de Uberaba Uberaba suspende esporte coletivo e proíbe bebida alcoólica em área públicaOcupação dos leitos particulares de UTI/COVID em Uberaba está quase em 100%Uberaba muda novo decreto e autoriza abertura de igrejas nos fins de semanaOcupação leitos UTI/COVID privados se aproxima novamente de 90% em Uberaba'É preciso levar essa doença a sério', diz paciente de Manaus, em UberabaUberaba vai entregar mais de 6 mil cestas básicas para famílias carentesDois últimos pacientes de Manaus internados em Uberaba recebem alta BH vai parcelar IPTU e reduzir outras taxas para recuperar economia PM apreende quase uma tonelada de maconha na Grande BHAlém disso, o novo decreto, que foi divulgado pela prefeita Elisa Araújo durante coletiva à imprensa local nesta terça-feira, suspende os eventos sociais, corporativos e confraternizações familiares e ainda determina o fechamento de cinemas, circos e parques infantis.
A cidade vive uma segunda onda da COVID-19, já que o número de doentes ativos mais que dobrou no primeiro mês deste ano e a ocupação de leitos de UTI destinados à doença nos hospitais particulares chegou perto dos 100%; neste momento, segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta terça, a ocupação destes tipos de leitos está em 78%. Já a ocupação de leitos de UTI/COVID da rede pública está em 56%.
As regras do novo decreto, segundo informações da prefeitura da cidade, devem ser publicadas em edição extra do Porta-Voz ainda nesta terça.
Diante disso, Sindicato dos Proprietários de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (Sinhores) Uberaba fez uma Convocação Geral para uma Reunião Extraordinária às 16h desta quarta-feira (10/2), com representantes de setores como bares, restaurantes, hotéis, eventos, músicos, buffets, casas de eventos, chácaras e similares. Pauta: Lockdown velado aos setores.
“Bares e restaurantes funcionarem de segunda a sexta até nove da noite pra nós é como se fosse um lockdown; ninguém vai abrir. Quem vai abrir?”, questionou o presidente do Sinhores Uberaba, Fred Masson.
As novas regras
Ainda de acordo com informações da Prefeitura Municipal de Uberaba, somente de segunda a sexta, as lojas do comércio de rua serão autorizadas a funcionar das 7 às 18h; shoppings centers, lojas de departamentos e galerias comerciais poderão abrir das 7 às 21h e os bares, restaurantes e lanchonetes o funcionamento deverá ser das 7 às 21h. Após às 21h nos fins de semana será permitido apenas serviços de delivery.
O novo decreto vai proibir, tanto durante a semana quanto aos sábados e domingos, cinemas, circos, parques infantis recreativos, passeios turísticos, boates, casas noturnas, leilões presenciais e similares e qualquer tipo de evento.
Com relação aos supermercados, mercados, açougues, padarias, varejão, entre outros, poderão abrir aos finais de semana das 7h às 18h.
Já para as lojas de conveniência, situadas ou não em postos de combustíveis, não foram divulgadas restrições de horário, mas, após às 21h está proibida a venda de bebidas alcoólicas.
A prefeitura de Uberaba divulgou também que atividades de ensino, escritórios, imobiliárias, clínicas e salões de estética e beleza, barbearia e cabeleireiros também não poderão funcionar aos finais de semana.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás