Uma pesquisa encomendada pela SC Johnson, revelou nesta quarta-feira (10/2) que 94% dos brasileiros da Região Sudeste estão preocupados com doenças transmitidas por mosquitos, mesmo com a atenção voltada para a COVID-19.
Os dados são de uma amostra de 1000 pessoas, de todo o Brasil, numa pesquisa realizada entre 9 e 15 de setembro de 2020. Dengue, zika e chikungunya são observadas, principalmente, durante o verão, já que o aumento da temperatura e os dias de chuva levam à proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
O estudo também mostra que dois em cada três brasileiros, o equivalente a 63%, estão sendo mais cuidadosos com a COVID-19 durante a pandemia, mas 74% se consideram bem informados no que diz respeito à proteção contra doenças transmitidas por mosquitos.
Na Região Sudeste, 94% dos brasileiros afirmam sentirem mais preocupação com as doenças transmitidas por mosquitos e, desses, 76% disseram estarem bem informados sobre a prevenção delas. Apesar disso, apenas 40% afirmam usarem repelentes durante os períodos mais propensos a surtos das doenças e 63% estão sendo mais cuidadosos com a COVID-19.
Além da Região Sudeste, a Nordeste também alcançou percentual de 94%. As regiões Centro-Oeste e Sul tiverem níveis de preocupação de 91% e 89%, respectivamente. Apenas no Norte do país, a porcentagem foi maior, com 97% dos brasileiros afirmando estarem preocupados com doenças como dengue, zika e chikungunya.
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie.