Uma estrutura móvel para enfrentamento de calamidades foi doada para o Governo de Minas nesta quarta-feira (10/02). Trata-se de uma ação do Comando Sul do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, que pode servir para auxiliar em desastres naturais e, neste momento, no enfretamento à COVID-19.
Leia Mais
Defesa Civil de BH divulga alerta de chuva para hoje e quarta-feiraMinas Gerais ultrapassa 16 mil mortes pela COVID-19COVID-19: calendário de vacinação em BH divulgado nas redes sociais é falsoDefesa Civil de MG conclui treinamento para usar tenda doada pelos EUAIpatinga e Governador Valadares decretam ponto facultativo no carnavalA estrutura tem barracas que são montadas com uma estrutura central e três ramificações e pode ser utilizada em diversas situações. Segundo a tenente coronel Gracielle Rodrigues, coordenadora adjunta estadual de Defesa Civil, a tenda pode ser usada em chuvas, desastres naturais, prestar socorros médicos imediatos e qualquer tipo de fatalidades com muitas vítimas.
A tenda também conta com 40 leitos, um gerador de energia, cinco ventiladores de ar e distribuidores de água.
A cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordoñez, disse que o processo de preparação para envio das tendas foi longo e comemora a parceria entre o Governo de Minas e EUA: “Esta doação representa o compromisso do povo americano e nosso governo com a forte parceria que mantemos com o estado de Minas Gerais. Esperamos que essa estrutura possa ser útil nesta pandemia e no futuro.”
Por ser móvel, a estrutura poderá ser montada e desmontada em qualquer município de Minas Gerais. O treinamento da equipe de Defesa Civil começou nesta quarta (10/02) e, ainda não há definições sobre o uso da tenda para apoio na vacinação ou outras aplicações.
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria