A Prefeitura de Extrema decidiu manter o feriado de Carnaval no calendário municipal, na terça-feira, dia 16 de fevereiro. No entanto, alguns cuidados serão redobrados para que a data comemorativa não resulte em um avanço da pandemia de COVID-19 no município.
Uma dessas medidas anunciadas pela administração é a instalação de barreiras sanitárias nos portais de entrada de Extrema. Nos locais, estarão funcionárias da prefeitura e policiais militares, monitorando quem chega na cidade.
Leia Mais
Minas Gerais está entre os 10 destinos mais acolhedores do mundoCOVID-19: Caldas anuncia toque de recolher durante o carnavalSerra do Rola Moça e outros parques de MG ficarão fechados durante carnavalFantasiado de 'morte' alerta para uso da máscara contra COVID-19Ouro Preto abre exposição com eventos do carnaval online BH sem carnaval: tradicional ponto dos blocos está em ritmo de pandemiaCarnaval: Itapecerica cancela ponto facultativo e proíbe 'farras'
Cancelamento das festividades
Mesmo mantendo o feriado, as festividades relacionadas ao Carnaval estão canceladas no município. A orientação é que as pessoas evitem aglomerações em espaços públicos e/ou particulares, mesmo que sejam encontros com familiares e amigos. “O controle de acesso à cidade destina-se à própria segurança dos moradores. Se você possui uma residência em Extrema, evite receber familiares durante o feriado”, informou a prefeitura em nota.
A Polícia Militar já anunciou que irá agir em todo o estado para dispersar qualquer tipo de concentração de foliões. A PM lançou a campanha "Carnaval pela Vida". Em virtude da pandemia do coronavírus, as comemorações desta data foram canceladas para evitar os riscos de contágio.
“Com o intuito de conscientizar a população sobre os riscos da aglomeração no recesso de carnaval, a Polícia Militar estará atuante com operações em todo o estado e deixa seu recado: Evite aglomerações para que você e seus familiares tenham saúde para muitos carnavais que virão!”, diz comunicado divulgado pela corporação.
COVID em Extrema
Em números totais de casos de moradores contaminados pelo novo coronavírus, Extrema está atrás apenas de Pouso Alegre no Sul de Minas. O município de 37 mil habitantes, que fica na divisa com o estado de São Paulo, tem 4.601 registros positivos para COVID-19. O total de vítimas que perderam a batalha para o vírus é de 52.
Municípios sem feriado de Carnaval
Outros municípios da região aprovaram leis para cancelar o feriado de Carnaval, já que essa é uma prerrogativa de cada prefeitura.
Em Pouso Alegre, por exemplo, além de cancelar o ponto facultativo para as segunda, terça e quarta-feira de Cinzas, também foi proibido qualquer evento em ruas, clubes ou sítios de comemoração de carnaval.