A Prefeitura de Itajubá, no Sul de Minas, anunciou o avanço para onda amarela do Programa Minas Consciente e permitiu eventos de até 100 pessoas na cidade. A nova medida entra em vigor no sábado (13/2), sendo que o último decreto publicado proibia festas no carnaval.
Leia Mais
Ouro Preto abre exposição com eventos do carnaval online BH sem carnaval: tradicional ponto dos blocos está em ritmo de pandemiaCarnaval: Itapecerica cancela ponto facultativo e proíbe 'farras'Fantasiado de 'morte' alerta para uso da máscara contra COVID-19Fiscalização em BH será intensificada no carnaval; saiba como denunciar
“A classificação é definida pelo Comitê Extraordinário COVID-19 do Governo de Minas, que considera, semanalmente, a incidência da doença no município e a sua capacidade de atendimento hospitalar para orientar o funcionamento seguro das atividades econômicas: quanto menor o número de casos e leitos hospitalares ocupados, menor é a restrição ao comércio”, explica assessoria de imprensa.
Com a mudança, o município vai flexibilizar algumas regras, como o limite de eventos, que passa de 30 para 100 pessoas, sendo que, no último decreto publicado, a prefeitura proibia a realização de festas durante o período de carnaval.
"O fechamento de ruas, praças e similares, além de festas em clubes seguem proibidos. A distância linear permitida dentro dos estabelecimentos comerciais passa de 3 para 1,5 metros, enquanto a metragem referência passa de 10 m² para 4 m² por cliente. Um exemplo: lojas com 50 m² que na onda vermelha só poderiam permitir a entrada de 5 pessoas por vez poderão, agora, autorizar a entrada de até 12”, afirma.
A prefeitura informou que não haverá ponto facultativo e, por isso, funcionará normalmente nos dias 15, 16 e 17 de fevereiro.
Itajubá segue com 2.987 pessoas infectadas pelo novo coronavírus, sendo 103 mortes em decorrência da doença.