Sarzedo, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), concluiu na tarde desta sexta-feira (12/2), a vacinação dos idosos acima de 90 anos. Foram enviadas, nessa etapa, 150 unidades da CoronaVac e o município conta com apenas 98 pessoas desta faixa etária.
Leia Mais
Para vacinar todos os idosos até abril, MG precisa de 6,75 milhões de dosesMaiores de 60 anos terão vacina até abril, diz SaúdeCOVID-19: A fila da vacina para idosos nas cidades mais populosas de MGCOVID-19: UPA de Sarzedo não tem mais condições de receber pacientesQuadrilha rouba carga de 540 botijões de gás e faz caminhoneiro de refémIdoso de 102 anos, morador de asilo que teve surto, se recupera da COVID-19Vacinação em MG: veja quantas pessoas já estão vacinadas na sua cidadeSegundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Sarzedo, a imunização foi iniciada na quarta-feira (10/2) e em três dias conseguiu finalizar a vacinação, que foi feita em domicílio pela equipe de cada área de abrangência do Programa Saúde da Família (PSF). A prefeitura já tinha o cadastro dos idosos no banco de dados do setor de imunização, o que facilitou a ida dos profissionais às residências.
Esbanjando vitalidade e alegria, dona Maria Soares de Oliveira, de 107 anos, natural de Teófilo Otoni e há 50 anos residindo em Sarzedo, é a pessoa mais idosa do município e recebeu a primeira dose.
Por ser uma pessoa muita ativa, Maria Soares está inquieta com a pandemia e com tudo o que vem acontecendo à sua volta. Ela disse, agora, estar mais confiante. “Tomar essa vacina foi tudo de bom e hoje é um dia histórico para mim. Estou muito feliz e quero arrumar umas terras aqui ainda para plantar. Quero relembrar a minha época de lavradora”, enfatizou.
O senhor Realino Moreira, de 96 anos, também foi imunizado contra o novo coronavírus e disse que espera por dias melhores. “Quero que essa doença acabe logo e todas as pessoas possam tomar a vacina e a vida voltar ao normal”, destacou o senhor Realino.
De acordo com a secretária de Saúde, Fabiana Chaves, o município recebeu 150 doses para iniciar a campanha no grupo de pessoas idosas. “À medida que formos vacinando pessoas acima de 90 anos, iremos para as escalas de idade 89, 88, 87 e assim sucessivamente”, destacou a secretária.
As primeiras doses de vacinas começaram a chegar a Sarzedo no dia 18 de janeiro e inicialmente os grupos a serem imunizados foram os trabalhadores da saúde. Até o momento, cerca de 700 pessoas já foram imunizadas na cidade.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás