As forças de segurança de Minas Gerais divulgaram nesta sexta-feira (12/02) os números sobre a violência no estado em 2020, que se mostram positivos. No que diz respeito aos chamados crimes violentos, por exemplo, houve uma queda de 32,9% em relação ao ano de 2019. Um outro número expressivo é a queda de 6,4% no total de homicídios. Comparados aos números de 2018, a queda na criminalidade corresponde a 51,2%.
Segundo o levantamento, Minas Gerais teve um total de 22.748 crimes a menos em relação a 2019. Dentre os 15 índices monitorados mensalmente pelo Observatório de Segurança Pública, 14 apresentaram redução. No geral, o Brasil apresenta uma alta de homicídios no último ano.
Se o número de vítimas de homicídios consumados apresentou queda de 6,43% no estado, em Belo Horizonte, a redução foi ainda maior, com queda de 14,17%. Em 612 municípios, que correspondem a 71,75% do total de cidades, não foram registrados homicídios no ano que passou.
As maiores quedas na criminalidade violenta do estado foram registradas na 7ª e na 11ª Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps), em Divinópolis, no Centro-Oeste mineiro, e em Montes Claros, no Norte de Minas, respectivamente. Na 7ª Risp, a redução de crimes violentos foi de 41,50% e, na 11ª Risp, 40,58%.
São levadas em conta nessas estatísticas, de crimes violentos, os registros de homicídio consumado e tentado, extorsão mediante sequestro consumado, sequestro e cárcere privado consumado, estupro consumado e tentado, estupro de vulnerável consumado e tentado, roubo consumado e tentado e extorsão consumado e tentado. Além desses crimes, o Observatório de Segurança Pública também monitora e divulga mensalmente os registros de furto e lesão corporal.