De acordo com o médico Thales Antônio Vaz Inácio, antes de contrair o novo coronavírus, ‘seu’ Joaquim teve um quadro de pneumonia chegou a ficar internado e conseguiu superar a doença.
“Primeiro ele teve um quadro de pneumonia, não era COVID-19 e ficou internado. Ficamos preocupados por causa da idade. Ele conseguiu sair do hospital e quando ele estava se recuperando no lar dos idosos, a tosse dele aumentou. Fizemos o teste e deu positivo. Colocamos ele em isolamento na instituição, mas teve uma piora no quadro e precisou ser internado novamente”, explica médico.
O idoso reagiu bem ao tratamento e conseguiu mais uma superação. “Ele é um exemplo de superação, de resiliência, uma lição de vida e de esperança. Ele se estabilizou, retornou para a instituição e cumpriu o quadro de isolamento”, comemora médico.
O médico, que participou do tratamento de ‘seu’ Joaquim, informou que ele está bem e deve ser vacinado contra o novo coronavírus nos próximos 30 dias. “Acabei de vê-lo. Ele estava sentadinho, conversando com os colegas, comendo um arroz doce e cantando umas cantigas da época dele. É com muita alegria que a gente viu o quanto que não podemos nos limitar e perder a fé e junto com um trabalho em equipe bem feito é possível vencer”, ressalta.
Surto da doença
O Lar do Idoso Frederico Ozanam sofreu surto da doença antes do processo de imunização em Carmo do Rio Claro. “Infelizmente, são 50 moradores do lar, e 30 contraíram a COVID-19. Nós perdemos quatro idosos e 18, incluindo 'seu' Joaquim, estão curados. Temos outros em isolamento e internados, mas estamos com fé na recuperação”, diz.
Carmo do Rio Claro tem 376 casos do novo coronavírus, sendo 13 mortes em decorrência da doença. Nessa quinta-feira (11/2), o município recebeu 160 novas doses de vacinas contra a COVID-19.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 122 doses serão destinadas aos idosos a partir dos 90 anos de idade, e 38 doses para os profissionais de saúde, que ainda estão sendo imunizados.
“É importante a compreensão e participação de todos no combate à proliferação do vírus, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos sempre que necessário”, informa prefeitura.