Jornal Estado de Minas

IMUNIZAÇÃO

Após filas pela manhã, vacinação de idosos é encerrada sem incidentes em BH

Íris Nogueira, de 87 anos, chegou pouco antes do fechamento do posto e não encontrou dificuldade para tomar a vacina (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )


Dentro do horário previsto, o posto de saúde da Avenida Petrolina, Região Leste de Belo Horizonte, encerrou a vacinação às 15h com atendimento rápido e sem fila. Íris Nogueira, de 87 anos, chegou pouco antes do fechamento e não encontrou dificuldade para garantir a imunização. "O primeiro passo a gente deu, agora estou mais tranquila e aguardando a próxima dose", comemorou.







Francisco de Mello, de 88 anos, também foi um dos últimos atendidos no Centro de Saúde. A esposa, Aurora de Mello, de 69 anos, acompanhou o marido e contou que ele esteve ansioso durante o dia para vacinar, mas preferiram ir no fim do dia para não encontrar aglomeração. "Ele ficou o dia todo aguardando pra gente poder vim, mas optamos por esperar a fila diminuir", ressaltou.

Ela, que ainda aguarda sua vez, disse que se sentiu mais aliviada de ver o marido se vacinando. "Agora estamos mais satisfeitos e menos preocupados com essa doença, mas ainda vamos manter as medidas de segurança até que todos possam fazer o mesmo", garantiu. 

Horários diferentes 

O Centro de Saúde Marco Antônio de Menezes, no Bairro Sagrada Família, fechou às 15h.  Funcionários do Centro de Saúde Boa Vista, Região Leste de BH, informaram que a orientação é de aguardar até às 16h caso apareça mais alguém para vacinar.





No Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, na Região Centro-Sul de BH, a vacinação continuou até as 17h (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press )


No entanto, o horário diverge do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais, na Região Centro-Sul de BH, que informou encerrar a vacinação somente às 17h.
 
 

O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?



Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê



Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

audima