Jornal Estado de Minas

METEOROLOGIA

Mais de 75% do estado tem alerta de inundações e deslizamentos, diz Inmet



Mais de dois terços de Minas Gerais estão sob alertas de temporais que podem ocasionar alagamentos, inundações e deslizamentos, incluindo a capital. O aviso de perigo consta no boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para este domingo (14/2).



Em Belo Horizonte já choveu uma média de 302 milímetros (mm), o que equivale a 166% da média esperada (181,4mm), segundo a Defesa Civil de BH. A capital está sob alerta de risco geológico (delizamentos de enconstas e desmoronamentos). A prtevisão do tempo é de céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva que podem vir com trovoadas e rajadas de vento, nete domingo (14/2).

O alerta mais crítico éo de perigo de chuvas intensas, entre 30 e 60mm por hora ou 50 e 100mm por dia dia, ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Esse alerta abrange parte da Região Central, Campos das Vertentes, parte do Norte, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Triangulo e Alto Paranaiba.

Confira as faixas sob alerta de chuvas intensas segundo o inmet (foto: Reprodução)


Nas áreas sob risco há perigo de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

O outro alerta é de perigo potencial por chuvas intensas, entre 20 e 30mm por hora ou até 50mm por dia e ventos intensos (40 a 60 km/h). Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Esse segundo alerta engloba as regiões Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira, parte dos Campos das Vertentes, parte do Norte Mineiro, Oeste, Sul/Sudoeste, Noroeste, Triangulo, Alto Paranaiba, Central, Vale Do Rio Doce e Jequitinhonha.



audima