Jornal Estado de Minas

LEITOS DE UTI

Ministério Público recomenda suspender cirurgias eletivas na rede privada

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) recomendou que instituições privadas de saúde suspendam cirurgias eletivas nesse momento em Uberlândia, no Triangulo Mineiro. A medida ajudaria a liberar vagas de UTI para pacientes graves de casos de urgência e emergência, em especial aqueles com COVID-19.





O promotor Fernando Rodrigues Martins, autor da recomendação, argumenta que ela é necessária devido à “alta escalabilidade viral do COVID-19, exigente de infraestrutura hospitalar (pública e privada) adequada, com leitos suficientes e composta com aparelhos respiradores em quantidade superior à população em eventual contágio, o que está fora da realidade de qualquer centro médico deste Estado”.

Por isso, ele aponta que nesse momento as unidades de saúde, como hospitais e clínicas, “abstenham da prática de serviços, consultas e cirurgias meramente eletivas, notadamente aquelas que possam ser reagendadas, sem comprometimento do bem-estar psicofísico social do usuário” e “prestem informação imediatamente ao SUS quanto às ocorrências de pacientes relativas ao COVID-19”.

Durante o fim de semana, a ocupação de leitos de UTI em geral, o que inclui todos os tipos de paciente, ficou entre 87% e 99%. O município chegou a 62.173 casos de contaminação pelo coronavírus confirmados e 883 mortes.





Segundo Martins, um hospital já respondeu positivamente à recomendação, que ainda traz o pedido para que o texto seja divulgado no site da unidade e também seja afixado nas dependências da instituição. 

A partir da data de entrega da recomendação, o Ministério Público considera a citação feita e “passíveis de responsabilização, por quaisquer eventos futuros correspectivos ao incumprimento”.

Eletivas do HC-UFU

A medida de abertura de mais vagas em de UTI por meio de suspensão de cirurgias eletivas também chegou a ser apontada pelo Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia em recente fala da superintendência da unidade de saúde. Entretanto, tal medida ainda não foi formalizada.



O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


 
 




audima