Jornal Estado de Minas

'SOBRA'

COVID-19: secretárias são exoneradas por suspeita de 'furar fila' da vacina

A Prefeitura de Tumiritinga, cidade do Leste de Minas, distante 60 quilômetros de Governador Valadares, exonerou as secretárias municipais de Saúde e Assistência Social, depois da polêmica sobre os “fura-filas” da vacina contra a COVID-19 no município. 


A exoneração, segundo nota da prefeitura, emitida na sexta-feira (12/2), vale até a conclusão do procedimento interno para saber se a secretária Municipal de Assistência Social furou a fila da vacina.





A polêmica em torno do caso da vacinação da secretária titular da SMAS começou no dia 8 de fevereiro, quando  Jeanne Carla Miranda Guimarães, filha do prefeito de Tumiritinga, Nilson Guimarães (MDB), publicou foto com o seu cartão de vacinas, na sua rede social, com a frase “A primeira dose já foi...” No cartão, uma anotação a lápis indica que a segunda dose será aplicada em 22/2.

A publicação gerou revolta entre a população, que se manifestou nas redes sociais, alegando que Jeanne não é do grupo de risco e foi privilegiada por ser filha do prefeito. A prefeitura negou as afirmações das pessoas nas postagens.

Em nota, informou que depois da vacinação dos grupos prioritários, sobraram doses da vacina, e que Jeanne foi vacinada por lidar diariamente com familiares de pessoas vítimas da COVID-19.

Informou também que a 'sobra' na primeira fase da vacinação se originou no fato de o município não ter idosos em instituições de longa permanência, nem pessoas com deficiência em residências inclusivas, nem maiores de 18 anos da população indígena em terras homologadas.





No boletim de vacinação contra a COVID-19 publicado no site da Prefeitura de Tumiritinga em 12/2, está registrado que 162 pessoas foram vacinadas no município, sendo 128 trabalhadores da saúde, com a primeira dose, e 24 com a segunda dose. O boletim informa que 10 idosos com idade acima de 90 anos foram vacinados.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 
 
 

audima