O carnaval costuma ser sinônimo de chuva em Minas Gerais. Mesmo sem a tradicional folia neste ano, por causa da pandemia da COVID-19, a precipitação deve marcar presença nesta terça-feira (16/2).
Leia Mais
Chuvas ligam alerta em Minas Gerais até o fim do mêsChuvas causam estragos em Timóteo, que pode decretar situação de emergênciaAcidente com ônibus na Pedro II, em BH, deixa feridos e complica o trânsito
Segundo o Inmet, a instabilidade atmosférica acontece por causa do transporte de umidade da Amazônia, o que também gera ventos de alta intensidade.
"Haverá risco das típicas pancadas de chuva de verão, que podem vir acompanhadas de descargas atmosféricas e rajadas de vento ocasionais, principalmente nos setores Centro, Norte e Leste de Minas Gerais, onde se deve redobrar cuidado com alagamentos e deslizamento de encostas", informou o Inmet.
Ainda segundo o Inmet, chuvas intensas devem cair nos vales do Jequitinhonha e do Mucuri, na Zona da Mata e na Região Noroeste de Minas. Essa precipitação ficará entre 50 e 100 milímetros durante todo o dia.
Na Grande BH, no Sul do estado, no Campo das Vertentes, no Triângulo e na porção Oeste de Minas, a pluviosidade pode chegar até 50 milímetros durante o dia.
Ainda na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o Inmet prevê temperatura mínima de 17°C e máxima de 30°C.
O Vale do Jequitinhonha deve concentrar o maior calor do estado, com máxima de 34 graus. Por outro lado, no Sul de Minas os termômetros podem marcar até 14 graus.