Os clubes sociais e desportivos de Belo Horizonte, afiliados à Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (Fecemg), ofereceram à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) seus espaços físicos para adequação e instalação de novos postos de atendimento para a vacinação contra a COVID-19.
Nesta terça-feira (16/03), a PBH, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou que recebeu e agradeceu a oferta da federação. "No momento oportuno, a secretaria entrará em contato", disse, por meio de nota.
Leia Mais
Ocupação de leitos a pacientes com COVID-19 segue no limite em PatrocínioMinas se aproxima de 17 mil mortes pela COVID-19Uberlândia tem maior quantidade de mortes por COVID-19 em apenas uma diaMinas tem só 130 mil doses de vacinas para COVID, sem previsão de maisZema diz que aguarda envio de doses para ampliar vacinação em MGCoronavac ou Astrazeneca? Veja qual vacina foi mais aplicada em BH"Este é o momento de abraçar esta causa, exercendo a sua função social junto à comunidade local e ainda de apoiar os órgãos públicos neste momento de grave pandemia", disse Marcolino.
Nessa segunda-feira (15/02) foi encaminhando ofício ao secretário municipal de Saúde, Jackson Machado, coordenador-geral do Comitê para Enfrentamento à COVID-19, disponibilizando espaços nos clubes associados. "A ideia é auxiliar na distribuição da vacina nas comunidades próximas aos clubes", acrescentou o presidente.
Marcolino explica que os clubes funcionariam como apoiadores, disponibilizando sua infraestrutura para eventuais necessidades de espaços físicos descentralizados, visando a instalação da logística do sistema.
A PBH esclarece que mantém "avaliação constante dos procedimentos para que possa sempre aprimorar os processos para a imunização de cada grupo prioritário, levando em consideração as características e recomendações do público-alvo".
A vacinação
A vacinação em BH ocorre em 224 pontos. Até o momento, a capital mineira recebeu três remessas de vacina contra COVID-19, sendo 201.720 doses da Coronovac, e 40.500 da Oxford, totalizando 242.220 doses.
O município está com todo o estoque já destinado para a vacinação dos públicos-alvo contemplados.
Conforme a nota informativa do Ministério da Saúde, o quantitativo de Coronavac deve garantir as duas doses para as pessoas vacinadas, ou seja, garante a cobertura para cerca de 100 mil pessoas.
Das 201.720 doses da Coronovac, 160.666 já foram distribuídas. As demais doses seguem destinadas à vacinação de idosos de 86 a 88 anos.
No caso da vacina de Oxford, das 40.500 doses recebidas pelo município, 36.656 já foram distribuídas. O restante, 3.844, também já tem destinação definida, para complementação da vacinação da população de idosos com 89 anos e mais.