Com as fortes chuvas dessa segunda-feira (15/2) no Vale do Aço, a situação da Avenida Universal, no Bairro Novo Tempo, em Timóteo, se complicou ainda mais. A pista, que já havia cedido no trecho sobre o Córrego Timotinho, dias atrás, despencou de vez.
A Defesa Civil alerta ainda que um trecho de cerca de 300 metros da avenida está totalmente interditado, pois existe o risco de mais desabamentos.
Leia Mais
Mineiro é preso nos Estados Unidos, acusado de ser terroristaMinas se aproxima de 17 mil mortes pela COVID-19Chuva forte na madrugada desta terça (16/2) causa estragos em IpatingaChuva danifica sepulturas em cemitério de Ponte NovaAlerta: BH tem previsão de pancadas de chuva até a manhã desta sexta (19) Perigo de transbordamento de córrego deixa 70 desalojados em BetimÔnibus de turismo, que seguia de Nanuque para SP, pega fogo na BR 116O documento menciona os “eventos adversos ocorridos em 7 de fevereiro até a presente data, com a forte incidência nas bacias de contribuição dos córregos e cursos d'água no município o que vem ocasionando desastres súbitos e graduais causando colapso de vias e sistemas de drenagens, deslizamentos de encostas em diversos pontos da cidade”.
A prefeitura reforça que os danos materiais “são visíveis e vultosos e afetam a vida de milhares de pessoas”. O artigo 2º autoriza a mobilização de todos os órgãos municipais para atuar sob a coordenação da Defesa Civil nas ações de respostas aos desastres.
Com base nos incisos XI e XXV da Constituição Federal, o artigo 3º do decreto municipal autoriza o pessoal da Defesa Civil a entrar em casas e demais imóveis particulares para prestar socorro ou determinar a evacuação, bem como usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurando ao proprietário indenização posterior.
Todos os procedimentos estão sendo adotados no local e a Defesa Civil está mobilizada em conjunto com o Departamento de Engenharia para municiar o sistema integrado de informações de desastres do governo federal como forma de agilizar as intervenções nesses locais.
Volume de chuvas
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre 5 e 8 deste mês, o índice de precipitação acumulado em Timóteo foi de 150mm. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais identificou uma precipitação de até 79mm em 24 horas.
As áreas de risco identificadas com deslizamentos e risco muito alto estão no Distrito de Cachoeira do Vale e nos Bairros Funcionários, Petrópolis, Alvorada, Olaria 2, Ana Moura, Primavera, Ana Moura (Novo Tempo incluído) e Bela Vista.