O governador Romeu Zema (Novo) afirmou nesta terça-feira (16/2) que está em negociação com o Ministério da Saúde para a aquisição de novas doses de vacina contra o novo coronavírus. Ele disse que o estado precisa dar sequência à imunização de mais pessoas com urgência.
Zema vai se reunir com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para discutir a questão dos imunizantes. Ele também disse que reforçará junto ao chefe da pasta a necessidade de habilitação de novos leitos de UTI para pacientes com COVID-19.
“Estamos em contato com o Ministério da Saúde e aguardamos o envio de mais doses de vacinas pelo Governo Federal, o quanto antes, para ampliar a vacinação em Minas”, afirmou o governador, em postagem no Twitter.
“Reforçarei esse pedido amanhã, em reunião com o ministro da Saúde. Também pediremos apoio na habilitação de leitos de UTI”, completou Zema.
Estamos em contato com o Ministério da Saúde e aguardamos o envio de mais doses de vacinas pelo Gov Federal, o quanto antes, para ampliar a vacinação em Minas. Reforçarei esse pedido amanhã, em reunião com o ministro da saúde.Também pediremos apoio na habilitação de leitos de UTI
— Romeu Zema (@RomeuZema) February 16, 2021
A pressão ao governo federal ocorre num momento em que Minas conta somente com 130 mil doses de vacina. De acordo com o governo, foram enviadas pelo Ministério da Saúde o total de 1.171.180 doses, sendo que 1.168.060 foram repassadas às unidades regionais de saúde e outras 1.033.023 aos municípios.
Quase 400 mil vacinas aplicadas
Segundo o Painel Vacinômetro, foram aplicadas 396.116 vacinas. Cerca de 120 mil pessoas já receberam a segunda dose no estado.
Dessas, 109.069 são profissionais da saúde, 9.308 idosos em instituições de longa permanência, 388 possuem algum tipo de deficiência, e 2.129 pertencem à população indígena aldeada.