Durante o período do carnaval, a força-tarefa de fiscalização do município de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, interditou pelo menos 13 estabelecimentos que descumpriam as normas do atual decreto de combate à COVID-19 vigente da cidade. No primeiro fim de semana das novas regras, foram 67 autuações.
Para a força-tarefa, foram empenhados 14 fiscais de Posturas, Vigilância Sanitária e Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), com o apoio da Polícia Militar. O município informou que ação visa garantir o cumprimento da nova deliberação do Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19, para assegurar menor circulação das pessoas pelas ruas e diminuir a proliferação do coronavírus.
Leia Mais
Uberlândia tem maior quantidade de mortes por COVID-19 em apenas uma diaDecisão judicial manda suspender aulas presenciais em UberlândiaForça-tarefa fechou 67 comércios de Uberlândia que descumpriam decretoComerciantes e entidades criticam fechamento das atividades em UberlândiaEm fevereiro, Uberlândia tem mais mortes por COVID-19 do que todo janeiroHospital de Clínicas da UFU vai abrir 30 leitos de UTI com ajuda estadualCOVID-19: Ituiutaba reduz atendimentos presenciais nos órgãos públicosVolta às aulas? Em visita ao Imaco, vereadores 'reprovam' retorno imediatoNão foi informado se havia estabelecimento reincidentes nem se houve prisões.
Estendida até para esta quarta-feira (17/2), a deliberação municipal que restringiu o funcionamento do comércio da cidade atinge principalmente a venda de bebidas, que não pode acontecer de forma algum no final de semana. Bares e restaurantes podem funcionar apenas de segunda a sexta, das 11h às 18h. Os eventos sociais também estão proibidos.
Essas atividades são as mais visadas durante as fiscalizações, uma vez que as medidas tomadas pela Prefeitura buscava reduzir aglomerações e festas, consideradas as causadoras do aumento dos números de COVID-19 locais. Numa das primeiras ações, a Polícia Militar dispersou um baile clandestino com quase 300 pessoas.
Em Uberlândia, a Prefeitura suspendeu o ponto facultativo de órgãos e autarquias municipais na segunda (15) e terça (16) durante todo o dia, e nesta quarta (17) até às 12h.