A “Represa do Ricardo”, como é conhecido o açude construído no córrego Fortaleza, na zona rural de Luisburgo, não suportou o volume de água acumulada, depois das chuvas que estão caindo na região de Manhuaçu desde a noite de quinta-feira (18/2) e transbordou. A informação é da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Manhuaçu.
Conforme estava previsto no alerta divulgado pela Defesa Civil de Manhuaçu, as viaturas do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar circularam pelas ruas da cidade, com sirenes abertas, avisando à população ribeinha para sair de suas casas. Um grande volume de água deve chegar ao Rio Manhuaçu nas próximas horas, informou a Comdec e os bombeiros.
Represa transborda em Luisburgo e coloca Manhuaçu em alerta para enchentehttps://t.co/NWLnGlFYmW pic.twitter.com/7ye5UgxEFp
— Estado de Minas (@em_com) February 19, 2021
Toda a população de Manhuaçu está em estado de atenção, por determinação da Defesa Civil. A orientação é que, para quem mora a 2 metros do Rio Manhuaçu deixe as suas casas.
A Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros têm monitorado o nível do rio e o volume de água que desce por seus afluentes, principalmente do córrego Fortaleza, que recebe as água do açude em Luisburgo.
A coordenadora de Defesa Civil de Manhuaçu, Vininha Nacif, disse que além dos ribeirinhos, os moradores das encostas devem ficar atentos aos deslizamentos. Ao pressentir movimentação do terreno, os moradores devem deixar suas casas.