Uma forte chuva que aconteceu no final da manhã desta sexta-feira (19/2), em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, fez a Lagoa Central da cidade transbordar em vários pontos entre os bairros Centro e Várzea.
Em outro ponto da cidade, no bairro Palmital, a moradora da rua Firmino Gonçalves afirma que após uma obra na rua, no final do ano passado, deixou o trecho impossibilitado de escoar a água da chuva e todas as vezes que chove, a rua fica inundada.
“Hoje choveu na parte da manhã e teve uma outra chuva forte no final do dia. Tem uma ponte no final da rua e a gente acaba ficando ilhado por causa dessas chuvas. Transito pela rua há 25 anos e as chuvas de ontem e de hoje foram as piores que vi, conta”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, três pessoas ficaram ilhadas dentro do Centro de Integração Empresa-Escola, localizado na Rua Conde Dolabela, no Bairro Várzea.
De acordo com moradores, vários pontos da cidade ficaram alagados e em uma escola de inglês que fica na rua paralela à orla a água atingiu um metro de altura. Na mesma rua, passa um córrego que também transbordou. pic.twitter.com/QVKu56zahx
%u2014 Estado de Minas (@em_com) February 19, 2021
Ainda segundo os bombeiros, a chamada foi às 15h. Quando a equipe de resgate chegou ao local, por volta das 16h, as pessoas ilhadas já haviam sido retiradas e levadas para um local seguro.
Outro ponto da lagoa que ficou totalmente submerso foi próximo à Praça Felipe Rodrigues, em frente ao Poliesportivo, no Bairro Lindolfo da Costa Viana.
No bairro Pôr do Sol, parte de um muro caiu na rua do Ouro com rua Diamante e houve deslizamento de terra. Segundo a moradora, Carmem Soares Gonçalves, a Defesa Civil fez uma vistoria no local em maio de 2020 e constatou que era uma área de risco. Por isso, segundo carmem, os moradores da rua já foram comunicados que a Defesa Civil retornará à rua neste sábado (20/02).
“Na chuva de hoje ele não aguentou e, se cair o resto, corre o risco de cair em cima de umas casas. Na chuva de hoje ninguém ficou ferido. Depois da chuva, nós fizemos um mutirão para ver se ele aguenta essa noite” .
Segundo a Defesa Civil da cidade, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano vai abrir mais comportas do vertedouro para aumentar o escoamento do excesso de água e este procedimento será monitorado para evitar o transbordamento do Córrego Bebedouro, que vai receber a água da Lagoa Central.
Ainda segundo a Defesa Civil, até o momento o transbordamento da Lagoa Central não inundou nenhum imóvel às margens da lagoa e não houve feridos. Caso necessário, neste sábado, (20/02) trechos do entorno da lagoa onde aconteceu o transbordamento poderá continuar com o trânsito desviado para as vias paralelas.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), emitiu sinal de alerta em Lagoa Santa, com previsão de chuvas intensas até sábado (20/02). Segundo o Inmet pode ocorrer ainda hoje e amanhã chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos (60-100 km/h).