Sete pacientes de Coromandel, no Alto Paranaíba, com COVID-19, foram transferidos para Belo Horizonte nesta sexta-feira (19/02). Dois aviões, sendo um da Polícia Militar e outro do Corpo de Bombeiros, trouxeram o grupo, que foi transportado do Aeroporto da Pampulha até o Hospital Eduardo de Menezes, no Barreiro.
O primeiro avião pousou em Belo Horizonte durante a tarde. A aeronave da Polícia Militar transportou cinco pacientes. Outros dois chegaram ao Aeroporto da Pampulha no início da noite, no Arcanjo 07, do Corpo de Bombeiros. Os sete transferidos estão em estado grave.
“Todo o nosso equipamento, a nossa aeronave, é desenvolvido dentro de um protocolo específico para garantir a segurança do paciente durante o transporte, e também a segurança da nossa guarnição. Para isso foi elaborado um protocolo específico. Depois de todo o procedimento, a aeronave recebe um processo de desinfecção e os militares envolvidos, além de estarem devidamente paramentados, passam por um processo específico de descontaminação para garantir a segurança e a continuidade da nossa operação”, explicou o tenente Pedro Aihara, do Corpo de Bombeiros.
Inicialmente, 16 pessoas seriam transferidas de Coromandel para Belo Horizonte. No entanto, as condições clínicas de alguns pacientes fizeram com que o número fosse reduzido a 13.
As transferências de Coromandel para Belo Horizonte e outras cidades de Minas, como Divinópolis, no Centro-Oeste do estado, se devem pela falta de leitos e o alto número de casos de COVID-19 na cidade do Alto Paranaíba.