A Polícia Civil do Sul de Minas investiga casos de maus-tratos de animais na região. Em Careaçu, um homem foi preso suspeito de manter 10 gatos em ambiente insalubre e um deles estava em decomposição. O suspeito disse para a polícia que não tinha tempo para cuidar dos animais. Em Elói Mendes, a polícia encontrou oito animais na mesma situação.
Leia Mais
Homem é preso por maus-tratos e duas cadelas são resgatadas em Contagem Polícia Civil prende suspeito de maus-tratos a cão em Mateus Leme Denúncias de maus-tratos a animais em Minas Gerais cresceram 37% em 2020''Cachorro na rua tem que matar'', diz vereador de Minas; veja vídeoHomem é preso após ser filmado afogando e batendo em cachorroEncontrado corpo de criança jogada em rio pelo próprio pai no Sul de MinasPolícia prende homem que fingia ser garota para extorquir vítimas em BHPolícias fazem megaoperação para diminuir crimes nas estradas que cortam MG
A Polícia Civil informou que o suspeito pode responder por crime maus-tratos a animais domésticos. Ele alegou que não tinha tempo de cuidar dos animais e foi encaminhado ao Presídio de Santa Rita do Sapucaí.
“A Polícia Civil ressalta a importância ao combate do crime de maus tratos contra animais. É válido citar que, após alteração recente na Lei 9.605/1998, a prática de abuso, maus tratos, ferimentos e mutilações a animais domésticos, especificamente cães e gatos, passou a ter pena de reclusão de 2 a 5 anos, com aumento de pena nos casos de morte do animal”, completa.
Outro caso na região
Em Elói Mendes, oito animais foram encontrados em condições semelhantes em uma casa na cidade. A Polícia Civil tomou conhecimento do caso durante o cumprimento de mandado de busca e apreensão contra dois suspeitos de crime de latrocínio.
“Nessa ação foi constatado outro crime por estes praticado: maus tratos a animais. Havia cerca de 8 animais em péssimas condições. Nessa sexta-feira (19/02), a equipe retornou ao local juntamente com a Vigilância Sanitária municipal, sendo um dos agentes um veterinário, para avaliação das condições dos animais”, disse Polícia Civil.
A equipe encontrou três animais na casa em péssimas condições, sendo um deles um filhote da raça Pit Bull que não conseguia sequer se levantar. “O filhote foi recolhido e encaminhado para clínica veterinária para receber os cuidados necessários. Outros dois cachorros em estado de desnutrição foram deixados pela equipe com uma vizinha, que se dispôs a cuidar temporariamente dos animais”, ressalta.
Ainda de acordo com a polícia, os animais recolhidos estão disponíveis para adoção.