Dois pacientes com COVID-19 das cidades de Coromandel e Monte Carmelo foram transferidos para o hospital Eduardo Menezes, em Belo Horizonte, no início da tarde deste domingo (21/02). Pelo menos mais quatro pacientes de Coromandel podem ser levados para capital mineira ainda hoje. A prefeitura ainda faz esse levantamento e também pode mandar pacientes para Uberaba, no Triângulo Mineiro.
Um voo levou um homem de 78 anos de Coromandel e outro paciente do sexo masculino, de 51 anos, de Monte Carmelo para Belo Horizonte. Em conversa com a reportagem, o prefeito de Coromandel, Fernando Breno (Patriota), disse que estudava a possibilidade de usar outro voo para a transferência de demais pacientes, mas que o número só seria fechado depois que a Regulação Estadual o informasse da quantidade de leitos conseguidos e também das condições climáticas para o voo.
“Hoje eu tenho 16 pacientes internados. Eles pode ser transferidos nos próximos dias, mas eu faço uma tarefa diária. Nesse momento não há como precisar quantos e em quais dias eles irão. Vou atualizando sempre no final da tarde”, afirmou Breno. Em Coromandel não há leitos de UTI.
No sábado (20/02), o município deslocou sete pacientes para a capital. Coromandel recebeu, na última semana, o reforço do estado de cinco profissionais da saúde para a ajuda no atendimento local. Há ainda seis enfermeiros e um médico da Força Nacional do Sistema Único de Saúde, além de uma médica da Organização Panamericana da Saúde também na cidade para auxílio dos pacientes locais.
Leia Mais
COVID-19: sete pacientes de Coromandel são transferidos para BHApelo de prefeito surte efeito e cilindros são doados para Monte CarmeloMinas Gerais ultrapassa 840 mil casos de COVID-19Recepcionistas e seguranças pressionam fila em Divinópolis e ValadaresVeja atualização das principais ocorrências de chuva em Minas Gerais Santa Maria de Itabira, a cidade que vive uma tragédia e chora os mortosOs números mais recentes divulgados pelo Município mostram 1.318 casos positivos de COVID-19 e 33 mortes pela doença. Há outras quatro mortes em investigação.
Monte Carmelo
Além da transferência deste domingo, a prefeitura de Monte Carmelo levou recentemente uma paciente grávida para o Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU). A mulher deu à luz e tanto ela quanto o bebê seguem internados na unidade de saúde.
Nesta segunda, de acordo com o prefeito Paulo Rocha (PSD), haverá uma nova listagem de pacientes que poderão ser levados para Divinópolis ou Belo Horizonte. Vai depender também da Regulação e da disponibilidade de condições logísticas para que isso aconteça.
Monte Carmelo teve oito mortes nas últimas 24 horas por COVID-19, o maior número de óbitos do tipo na pandemia. A cidade tem 2.209 casos da doença e 62 mortes ao todo.