A mineradora Vale informou neste domingo (21/02) que as barragens de rejeitos do Complexo de Itabira, que atua nas cidades de Itabira e Santa Maria de Itabira, Região Central de Minas Gerais, estão 'nos parâmetros de segurança adequados' mesmo após fortes chuvas. Os moradores temem por algum rompimento ou vazamento, sendo que alguns até deixaram as casas.
Leia Mais
Após chuvas, rodovias de acesso a Santa Maria de Itabira estão interditadasSanta Maria de Itabira receberá ajuda humanitária do governo de MinasSanta Maria de Itabira 'está sob as águas', diz Defesa Civil; veja fotosChuva alaga e causa deslizamentos em Santa Maria de ItabiraVeja atualização das principais ocorrências de chuva em Minas Gerais Santa Maria de Itabira, a cidade que vive uma tragédia e chora os mortosAs chuvas na região devastaram a cidade de Santa Maria de Itabira, com deslizamentos, no mínimo um desabamento e transbordamento do Rio Girau, que corta o município. Trabalham na cidade as defesas civis de Santa Maria de Itabira e Itabira e o Corpo de Bombeiros. No início da manhã deste domingo, Eduardo Martins, um dos coordenadores da Defesa Civil de Santa Maria de Itabira, contou a situação da cidade em áudio encaminhado pelo Corpo de Bombeiros.
“A cidade está sob as águas, situação desse tipo nós nunca vivemos. Tem diversos pontos com queda de casas, situações de soterramento”, afirmou. O governo de Minas anunciou que irá enviar ajuda humanitária e também que abordará a Defesa Civil Estadual para atuar no município.
Ainda não há estimativa precisa das autoridades de quantas ocorrências foram atendidas na manhã deste domingo, do quanto choveu na cidade ou do número de vítimas. O município tem 597,441 km² e 10.857 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).