Minas Gerais tem 20 cidades que decretaram ou estão em processo de decretar situação de emergência devido aos fortes temporais. O dado é do boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), divulgado no último sábado (20/02).
Leia Mais
Barragens em Itabira estão em 'parâmetros de segurança adequados', diz ValeCoromandel e Monte Carmelo transferem dois pacientes para Belo HorizonteChuva dá trégua em BH; Lagoa da Pampulha tem domingo com aglomeraçãoChuva alaga e causa deslizamentos em Santa Maria de ItabiraChuvas em MG: cidades em calamidade pública receberão ICMS antecipadoAtenção: BH tem novo alerta de temporal para esta segunda-feira (22/02)"Para conferir de perto", Zema vai para Santa Maria de ItabiraDefesa Civil alerta para chance de granizo na noite deste domingo em BHNesta tarde, o Corpo de Bombeiros atualizou a situação dos principais atendimento devido aos temporais.
Veja abaixo:
Santa Maria de Itabira (Região Central)
Enchente, inundação e desmoronamento em Santa Maria de Itabira devido às chuvas durante esta madrugada. Os principais bairros afetados foram: Lambari, Nova Santa Maria, Centro, Porcão e Cidade Nova. De acordo com a corporação, ainda nesta tarde, há pessoas ilhadas e árvores caídas em via pública.
O Batalhão de Operações Aéreas encontra-se no município de Santa Maria de Itabira para realizar atendimento à população e o transporte de equipes de bombeiros. O número de desalojados ainda está sendo levantados. Mas, segundo os bombeiros, 10 pessoas ficaram feridas e duas pessoas morreram. Outras quatro estão desaparecidas.
Nesta tarde, a chuva deu uma trégua e o o nível das águas do rio retornou a calha.
Carangola (Zona da Mata)
De acordo com o Corpo de Bombeiros, em Carangola são 8 pessoas desalojados e 18 desabrigados. No total, foram afetados aproximadamente 3 mil pessoas.
A cidade sofre com o abastecimento de água interrompido parcialmente e sem previsão de retorno. Devido às chuvas ocorridas na manhã e tarde de sexta-feira (19/02) o Rio Carangola transbordou e atingiu a população ribeirinha, tendo diversas famílias ficado no interior de suas residências, impossibilitadas de sair. Os bombeiros foram chamados para atender, aproximadamente, 30 locais diferentes.
42 pessoas foram socorridas pela corporação. Quatro delas estavam em situação de risco iminente de desabamento de edificação em local de difícil acesso. O nível da água está baixando lentamente, mas ainda há muitos locais inundados. Nesta tarde, de acordo com a corporação, não chove no local.
Manhuaçu (Região Central)
Devido às fortes chuvas, o Corpo de Bombeiros atendeu a uma ocorrência de soterramento na cidade. Na residência haviam quatro moradores, duas crianças 12 e 17 anos e um casal. No que a residência desabou, o homem e os dois filhos conseguiram sair com vida e sem ferimentos, contudo a mulher, de 42 anos, foi soterrada e morreu no local. O corpo da vítima foi recuperado pela Defesa Civil Municipal de Divino.
Divinópolis (Centro-Oeste)
Nesse sábado (20/02), o Corpo de Bombeiros precisou salvar uma pessoa ilhada devido às fortes chuvas. No local, segundo relatos da solicitante, três homens haviam atravessado o Rio Pará, parando em algumas pedras próximo a margem oposta - e com a subida repentina da margem do rio e os aumentos da correnteza, ficaram ilhadas.
As vítimas não apresentaram lesões ou não foram levadas para unidade hospitalar. Vítima sem lesões ou ferimentos não houve condução para unidade hospitalar.