A Prefeitura de Governador Valadares disparou desde à noite de sábado (20/02) o alerta laranja, que considera o risco de enchente no Rio Doce. No domingo (21/02) pela manhã, um novo boletim previu que às 18h de domingo o nível do rio atingiria 1,90 metro. Nesse horário, a medição na régua da estação de tratamento de água do SAAE chegou a 1,93 metro.
As águas do rio começaram a entrar no Bairro São Tarcísio, historicamente o primeiro bairro da cidade a ser inundado, sempre que o Rio Doce sai do seu leito. O bairro é considerado o 'marco zero' da cidade. A povoação do distrito de Figueira, que deu origem ao município de Governador Valadares, começou no São Tarcísio.
A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Governador Valadares (COMPDEC), informou que a elevação no nível do Rio Doce ocorre em razão das fortes chuvas na bacia do rio, desde Ponte Nova, onde choveu muito na quinta e sexta-feira (18 e 19/2).
A tendência é que o rio continue subindo, mas não há previsão de sair do leito, por enquanto. “Nas próximas horas, o que pode acontecer são os refluxos em algumas regiões ribeirinhas, por isso é importante que os moradores que vivem em bairros alagáveis fiquem atentos à comunicação social do município”, informou a COMPDEC em nota.
O refluxo a que a defesa civil se refere acontece quando as águas do rio chegam em partes baixas, de bairros como o São Paulo, por exemplo, por meio das manilhas das redes pluvial e de esgoto.
Com o domingo de sol e o Rio Doce bem cheio, pilotos de jet ski aproveitaram para fazer evoluções em Governador Valadares pic.twitter.com/BEr1Xa8Owe
— Estado de Minas (@em_com) February 21, 2021
O domingo em Governador Valadares foi de sol e muitos aproveitaram para praticar esportes nas margens do rio. No Bairro Ilha dos Araújos, pela manhã, aproveitando a cheia do rio, vários pilotos de jet ski fizeram evoluções pelas águas. Na margem esquerda, na área conhecida como 'Feira da Paz', o time de Bravo F.A., de futebol americano, fez o seu treino dominical sem se importar com o risco iminente de enchente no rio.