“Quando a luz dos olhos meus e a luz dos olhos teus resolvem se encontrar.” Assim como cantou Tom Jobim, a troca de olhares foi o início de um amor nascido no Lar Maria Clara, no Centro de Contagem, que se prepara para realizar o casamento de dois casais que se conheceram na casa.
Leia Mais
Temporal atinge lar de idosos em Lagoa Santa e áudio de gerente viralizaVacina contra a COVID-19 leva fé e renovação aos lares de idosos em MinasIdoso de 102 anos, morador de asilo que teve surto, se recupera da COVID-19Projeto Gentilezas para colorir volta a levar arte a lares de idosos em BHO Lar Maria Clara, que conta com cerca de 60 idosos, teve nove mortes pela doença e outros 36 contaminados. Além da equipe de funcionários, que teve metade infectada pelo novo coronavírus. Agora, todos eles já receberam as duas doses da vacina e vão poder comemorar essa vitória celebrando o amor dos dois casais.
A cerimônia simbólica de casamento será realizada nesta quarta-feira (24/02) e vai contar com tudo o que têm direito: padre, uma decoração toda levantada por parcerias com o lar, madrinhas e padrinhos e até mesmo uma banda. Mas, apesar da festividade, ainda não é o momento de relaxar com os cuidados contra o coronavírus. Por isso, como tem sido desde março – sem visitas –, cada noivo vai poder receber apenas dois membros da família.
Neide está no asilo desde 2016, enquanto Rodrigo chegou 10 anos antes dela. Já Antônia entrou em 1995 e Geraldo em 2016. Ellen Cristina Gomes, que é terapeuta ocupacional do lar, conta como foi a aproximação deles. “Durante a pandemia, como paramos com muitas atividades, eles ficaram mais próximos e surgiu o romance”, explicou.
“É interessante perceber que, para muitos, a sexualidade não se perde nesta faixa etária. A Neide falava que queria namorar e nesse tempo se aproximou do Rodrigo. Enquanto o Bercia sempre pedia uma namorada quando a gente brincava com eles”, ressalta.
Dona Neide conta o fator decisivo para se apaixonar. “Eu não iria namorar alguém que não fosse atleticano”, brincou. Rodrigo, o noivo, foi um dos idosos do lar que tiveram COVID-19 e precisou ficar em isolamento social por um tempo. Ela contou que ficou aflita nesse período e que foi um alívio quando pôde vê-lo novamente. “Na hora que eu o vi foi a maior felicidade do mundo. Ele é meu homem, meu amor e minha vida”, disse.
Já Antônia tem um apelido carinhoso para o amado: “Meu gostoso”, contaram as funcionárias do asilo. Geraldo sempre pedia uma namorada de presente e estava guardando uma aliança para entregar à pessoa certa. E encontrou Antônia. Ele não esconde o sorriso largo quando fala do casamento.
Mesmo após a união, eles decidiram que vão continuar com quartos separados, como é feita a divisão entre gêneros no Lar Maria Clara.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam:
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás