A volta às aulas podem estar próximas em Belo Horizonte. Isso porque o comitê de enfrentamento à pandemia de COVID-19 trabalha com novos parâmetros para a flexibilização. Reunião entre os membros nesta quarta-feira (24/2) vai discutir a possibilidade de estabelecer uma data. Em janeiro, a PBH já havia sinalizado que havia chance de retorno das aulas presenciais no início de março.
Trabalhadores da educação de BH ameaçam parar se aulas voltarem em março
O infectologista Estevão Urbano, que integra o comitê, explica que novos estudos indicam um retorno com segurança com o índice superior ao 50 contaminados por 100 mil habitantes, divulgado anteriormente pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).
Leia Mais
Trabalhadores da educação de BH ameaçam parar se aulas voltarem em marçoVolta às aulas presenciais em BH: veja o protocolo sanitárioAulas presenciais na rede municipal serão retomadas em Pouso AlegreCOVID-19 em BH: prefeitura avança nos preparativos para retorno às aulasCOVID-19: BH rompe marca de 50 mil pessoas vacinadas com segunda doseÉ importante ressaltar que, para a reabertura, os números devem permanecer em queda.
O especialista ainda explica que seguirá a "coerência" ao acompanhar os novos números do estudo. "Além disso, já tivemos estudos que indicam que a criança é sim menos afetada pela COVID-19".
Estevão explica que, nesta segunda-feira (22/2), a capital conta com 200 novos casos por 100 mil habitantes. "Estamos em queda. Em janeiro, quando fechamos a cidade, contávamos com a transmissão de 500 novos casos por 100 mil habitantes", pontuou.
O especialista ressalta que os números são analisados diariamente e que é preciso ter atenção com a nova cepa do novo coronavírus: "Analisamos a pandemia um dia após o outro. Se houver mudança, as regras também mudam".
A prefeitura
A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que, em conjunto com o Comitê de Enfrentamento à COVID-19, está fazendo modificações na recomendação para adequá-la à realidade da população do município.
"A data para retorno das aulas presenciais será informada em momento oportuno."
A Secretaria Municipal de Educação reforçou que a data exata para a volta às aulas será indicada pelas autoridades de saúde do município, como já havia destacado o prefeito Alexandre Kalil na semana passada.