Na guerra contra o novo coronavírus, a chegada de novas vacinas já é uma pequena vitória. O governador Romeu Zema (Novo) anunciou nas redes sociais nesta terça-feira (23/02) que novas doses da vacina contra COVID-19 estão para chegar em Minas Gerais.
Leia Mais
COVID-19: com 5.386 casos em 24 horas, transmissão segue em alta em MinasNo atual ritmo de vacinação, MG pode dobrar mortes por COVID-19 em um anoCOVID-19: Principais cidades do leste de Minas registram 17 mortes Quinta remessa de vacinas chega a Confins às 11h30 desta quarta-feiraMinas bate marca de 500 mil vacinados contra a COVID-19STF autoriza estados e municípios a comprar vacinaMinas Gerais estava correndo o risco de ficar sem os imunizantes para sequência da campanha de prevenção ao novo coronavírus, com prazo limite até 21 de março. O total de doses despachadas pelo Ministério da Saúde para o estado foi de 1.171.180 até a segunda semana de fevereiro, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
Contudo, desde o momento em que as vacinas começaram a ser inoculadas, chegou-se a 342.152 aplicações de primeiras e 48.040 de segundas doses. Um ritmo de 19.510 administrações contra o vírus por dia que, se mantido, esgotaria o estoque mineiro em 38 dias.
Em Minas Gerais, para que uma das vacinas chegue a uma pessoa, ela deve ser entregue ao Ministério da Saúde pelo fabricante e despachada para o Centro Estadual de Rede de Frio de Minas, depois enviada para cada uma das 28 regionais de Saúde do estado e só então vão para as secretarias de Saúde dos 853 municípios. Por isso, o ritmo de abastecimento depende da aquisição pelo Ministério da Saúde.