Os governadores estaduais articulam a compra, no exterior, de vacinas antiCOVID-19. A ideia é fazer a aquisição se o Ministério da Saúde não conseguir seguir as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. O debate sobre a possibilidade foi revelado nesta terça-feira (23/02), pelo mineiro Romeu Zema (Novo).
Leia Mais
COVID-19: Ministério da Saúde confirma seis casos da variante em Minas Entenda projeto que libera compra de vacinas por setor privado e estadosALMG devolve R$ 80 milhões ao governo; verba vai ajudar a conter pandemiaQuinta remessa de vacinas chega a Confins às 11h30 desta quarta-feiraMinas bate marca de 500 mil vacinados contra a COVID-19PBH diz que analisa decisão do STF para compra independente de vacinasCOVID-19: Governador Valadares permanece com as restrições do Alerta Alto“O Ministério da Saúde já passou uma projeção de fornecimento de vacinas. Em março, Minas e todo o Brasil devem receber, em um mês, o triplo do primeiro bimestre. Mesmo com essa garantia, nós, governadores, nos unimos e estamos orçando fornecedores no exterior, para que os estados possam comprar. Estamos ampliando o leque. Caso o governo federal não atenda adequadamente, teremos alternativas”, disse Zema, em evento na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Ainda nesta terça, o governador anunciou a chegada de mais vacinas ao estado. A quantia compõe o lote de 3,2 milhões de doses destinadas a todo o país.
Na semana passada, o chefe da saúde federal, Eduardo Pazuello, anunciou o repasse, a todos os estados, de 230,7 milhões de unidades de vacinas até julho. À ocasião, Zema estimou a transferência, à população mineira, de 10% desse quantitativo.
Senado trabalha ideia similar
Em outra frente, o Congresso Nacional também vai se debruçar sobre a compra de imunizantes por parte dos entes federados. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), apresentou projeto que permite que União, estados e municípios assumam os riscos pela aplicação das injeções. O mecanismo pode abrir caminho para que governadores e prefeitos adquiram as doses.A compra de doses por meio da iniciativa privada também é contemplada pelo projeto.