Minas Gerais bateu, nesta terça (23/2), a marca de 500 mil pessoas vacinadas contra a COVID-19 com a primeira dose. O número exato, de acordo com painel do governo, é de 523.505 imunizados pela primeira vez.
Leia Mais
PBH diz que analisa decisão do STF para compra independente de vacinasZema vai comprar vacina se governo federal não bancar fornecimentoZema anuncia chegada de novo lote de vacinas contra COVID-19 a MinasCOVID-19: Minas informa que casos de variante são de pacientes do Amazonas
Quanto à segunda dose, Minas computa 206.136 pessoas com o esquema vacinal completo. São 1.104.457 imunizantes distribuídos para os 853 municípios.
Essa conta leva em consideração vacinas CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech) e AstraZeneca (Fiocruz/Oxford).
Nesta terça, Romeu Zema anunciou, também pelas redes sociais, a chegada de um novo lote de doses contra a virose.
“Minas receberá mais vacinas contra a COVID-19! O Ministério da Saúde garantiu o envio de 3,2 milhões de doses aos Estados. Até o final do dia, o Programa Nacional de Imunizações irá informar o quantitativo para Minas Gerais”, escreveu.
O governador também disse, em evento na Assembleia Legislativa, que vai comprar novas doses caso o governo federal não garanta a logística.
"Nós, governadores, nos unimos e estamos orçando fornecedores no exterior, para que os estados possam comprar. Estamos ampliando o leque. Caso o governo federal não atenda adequadamente, teremos alternativas”, afirmou.
Ainda nesta terça, manifestantes foram às ruas para cobrar a não produção de vacinas pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), localizada em BH, mas administrada pela gestão Zema.
Em janeiro, o Estado de Minas mostrou que o governo chegou a negociar com o laboratório chinês Sinopharm para fabricação de imunizantes na Funed.
Porém, as negociações não deram certo depois de limitações diplomáticas dos gestores mineiros.
Belo Horizonte
Em Belo Horizonte, a prefeitura vacinou 107.757 pessoas com a primeira dose e 53.334 com a segunda. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico e assistencial da prefeitura.
Na mesma toada, 106.678 pessoas receberam a primeira dose das vacinas.
Em relação ao balanço anterior, mais 1.079 pessoas receberam a primeira dose na cidade. Outras 1.568 tomaram a segunda.
São 224 pontos diferentes de aplicação da CoronaVac (Instituto Butantan/Sinovac Biotech) e da AstraZeneca (Fiocruz/Oxford) na cidade, entre hospitais, UPAs, Samu e centros de saúde.
Ainda conforme o levantamento da PBH, a cidade recebeu 242.220 doses das vacinas: 201.720 do Butantan e 40,5 mil da Fiocruz. Dessas, a prefeitura distribuiu 204.718.