O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) assinou, nesta segunda-feira (1º/3), acordo de cooperação técnica com o Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) que visa a realização de pesquisas e projetos de políticas públicas. O objetivo também é proporcionar aos alunos do curso de direito experiências práticas voltadas ao mercado de trabalho.
“As ações visam evitar a judicialização, contribuindo para a prevenção e para a solução pacífica de conflitos da comunidade local. Será uma parceria profícua, que fará a diferença no entorno das unidades e na vida dos alunos, que terão a oportunidade de vivenciar o mundo do trabalho”, diz o reitor das universidades, Rafael Ciccarini.
A parceria também busca cumprir algumas Metas Nacionais do Poder Judiciário, determinadas pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), principalmente as relacionadas à meta 9, em que se deve "realizar ações de prevenção ou desjudicialização de litígios voltadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), da Agenda 2030".
Leia Mais
Volta às aulas: professores de MG repudiam retorno presencial Zema sobre aulas presenciais: 'Se dependesse de nós, já teríamos voltado'UFMG desliga 22 estudantes por fraude ao sistema de cotas UniBH e Minas Tênis Clube fecham parceria nas áreas de esporte e educaçãoCrise econômica e sanitária põe universidades em compasso de esperaColégio Minas Gerais para atividades e pais e alunos cobram respostas“Muitas faculdades ensinam os universitários a litigar, a buscar o confronto entre as partes. É fundamental que os novos profissionais que ingressarem no mercado de trabalho passem a atuar também como mediadores de litígios”, pontuou.
Disse ainda que “o acordo tem finalidade acadêmica e busca proporcionar aos alunos conhecimento prático e experiência com a realidade do mercado de trabalho por meio de atividades relacionadas às formações. Trata-se de um complemento ao conhecimento teórico adquirido na universidade, além de contribuir para o cumprimento da Meta 9 do CNJ”.
Da carga horária total do curso de direito nas universidades, 10% são destinados a projetos de extensão, com o intuito de promover e expandir o conhecimento dos alunos, além da contribuição por meio de ações nos locais de instalação das unidades.
Ademais, os projetos atendem a proposta da Agenda 2030, que busca trazer o acesso à Justiça a todos.
Ademais, os projetos atendem a proposta da Agenda 2030, que busca trazer o acesso à Justiça a todos.
O Centro Universitário Una e o Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH) possuem unidades em BH, Betim, Contagem, Pouso Alegre, Divinópolis e Bom Despacho.
Pesquisas
As pesquisas que serão desenvolvidas como projetos de extensão, podem, ainda, se transformar em trabalhos de conclusão de curso (TCC), artigos científicos para publicação em revistas e periódicos, livros, tal como conceder experiências profissionais aos alunos no TJMG.
*Estagiário sob supervisão da subeditora Kelen Cristina