Itajubá, no Sul de Minas, passa por um drama nesses últimos dias. A pandemia da COVID-19 avança no município, que já não tem mais leitos de UTI disponíveis. Nesta segunda-feira (1º de março), a prefeitura confirmou mais seis mortes em decorrência de complicações do coronavírus no município.
De acordo com a prefeitura, foram quatro mortes ocorridas no domingo (28/02) e duas nesta segunda-feira. As vítimas têm as idades de 92 anos, 90 anos, 81 anos, 80 anos, 70 anos e 64 anos, todas com comorbidades.
No domingo, o município já havia confirmado outras três mortes, sendo duas naquele dia e uma no sábado (27/02). Somados, chegam a nove óbitos ocorridos no fim de semana na cidade. Com os registros do fim de semana, Itajubá chegou a triste marca de 123 vidas perdidas para a pandemia. No Sul de Minas, a cidade está atrás apenas de Poços de Caldas, que tem 136 óbitos pelo coronavírus.
O total de casos de moradores de Itajubá contaminadas pelo vírus teve um aumento de 103 casos em 24 horas, passando de 3.758 no domingo para 3.861 na segunda. A taxa de letalidade no município está em 3,18. Isso significa que, a cada 100 contaminados, três não resistem aos sintomas da COVID.
Ocupação de leitos em 100%
A taxa de ocupação de leitos de UTI em Itajubá destinadas ao tratamento de pessoas com sintomas do coronavírus chegou a 100%. São 30 leitos e todos estão ocupados. Os leitos clínicos estão com ocupação de 94%.
Nesta segunda-feira (01/03), o prefeito da cidade, Christian Gonçalves, esteve com o governador Romeu Zema, em Belo Horizonte, para pedir a ajuda do governo de Minas na liberação de mais leitos de UTI para o município.
“Com muita atenção e com muito respeito ele [Romeu Zema] recebeu as nossas demandas, entre elas principalmente a importância do credenciamento de novos leitos na cidade de Itajubá, a qual ele se prontificou a analisar e trabalhar para que a gente consiga no futuro”, afirma o prefeito em vídeo divulgado nas redes sociais.
Na mesma publicação, o governador de Minas Gerais afirma que está avaliando os pedidos e ressalta que “tudo o que estiver em nosso alcance será feito para atender Itajubá e região”.
Cidade está sob toque de recolher
Desde a semana passada, os moradores de Itajubá devem respeitar um decreto municipal que estabeleceu um toque de recolher na cidade. Essa semana, as medidas foram endurecidas, aumento o período que a população não deve sair às ruas.
O documento, assinado pelo prefeito Christian Gonçalves, decretou o toque de recolher das 20h às 5h e também limita o atendimento presencial no comércio até às 20h.
Outras medidas já em vigor são a interdição de quadras esportivas e parques infantis; a proibição de qualquer tipo de evento com venda de ingressos, independentemente do número de pessoas; e limitação da gratuidade das tarifas no transporte público coletivo para idosos entre os horários das 10h às 15h. As medidas serão revistas no dia 15 de março.