Idosos com menos de 87 anos começaram a ser vacinados em Uberlândia, no Triângulo Mineiro por meio de drive-thru. O objetivo do município é dar a primeira dose dos imunizantes contra COVID-19 para idosos de 80 anos ou mais até domingo (07/03). Até agora, Uberlândia fez a aplicação de 32,6 mil unidades de vacinas contra o coronavírus.
Leia Mais
Um dia, 80 pacientes de COVID: a exaustão dos médicos de UberlândiaUberlândia em colapso: prefeito admite situação ''caótica''Cidades do Triângulo Norte devem aderir à onda roxa sem grandes mudançasCOVID-19: Itajubá prioriza atendimento de síndromes gripais agudasCOVID-19: Três Corações adota toque de recolher com multa de R$ 10 milTriângulo Mineiro tem 99 pacientes transferidos para outras regiões de MGEm encontro em Uberlândia, Bolsonaro recebe pedido de ajuda de prefeitoCOVID-19: sábado de vacina em BH é apenas para idosos de 86 a 88 anosEsta nova etapa está sendo possível devido ao recebimento da nova remessa com mais de sete mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde, sendo destinada aos idosos que fizeram o cadastro prévio no Portal da Prefeitura.
O aviso com o horário do agendamento é enviado por mensagens de texto no celular (SMS). A Prefeitura de Uberlândia alerta ainda que as pessoas compareçam ao ponto de vacinação agendado com cartão de vacina e documento pessoal com foto.
Nos casos em que as pessoas não tiverem condições de comparecer, elas devem entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde, que marcará outra data para que a vacinação seja realizada. O número da Ouvidoria da Saúde é 0800-940-1480.
Balanço
Das 32.647 unidades aplicadas até agora, 20.053 são de primeira dose e 12.594 de segunda dose. A maior parte das pessoas imunizadas com pelo menos uma dose é de profissionais da saúde, sendo 20,8 mil deles. O grupo dos idosos vem em segundo lugar com 10,8 mil que pelo menos iniciaram a vacinação. A secretaria de Saúde local tem mais 2,9 mil unidades de imunizantes a serem aplicadas.
Consulta agendamento
A imunização do público prioritário contra a COVID-19 em Uberlândia acontece mediante cadastro prévio. O acesso é feito no Portal da Prefeitura, nas abas “Enfrentamento ao Coronavírus” e depois “Cadastro Vacinação”. A vacinação ocorre de forma gradativa de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.
Quem se cadastrou para receber a vacina pode acompanhar o agendamento da imunização. A prefeitura disponibilizou a opção 'Consultar Agendamento'.
Para acessar a página, é preciso informar se é idoso ou trabalhador da saúde, digitar o CPF e a data de nascimento. Com o novo serviço on-line, o usuário obtém mais detalhes sobre o agendamento e as informações sobre a aplicação da vacina: se é 1ª ou 2ª dose, fabricante da vacina, além de data, hora e local da aplicação. Mesmo com a ferramenta, a pessoa cadastrada continua recebendo a confirmação do agendamento por mensagem de texto no celular (SMS).