Jornal Estado de Minas

VITALIDADE

Idosa de 116 anos é vacinada contra a COVID-19 em Pedro Leopoldo

“Eu gosto de mexer, passear e agora vou poder fazer isso de novo!”. Foi assim que Dona Otacília Sinhorinha Lima, de 116 anos, moradora de Pedro Leopoldo, Região Metropolitana de Belo Horizonte, recebeu a 1ª dose da vacina contra a COVID-19 nesta quinta-feira, (04/03). Com lucidez, a idosa nasceu em 06 de janeiro de 1905 e pode ser uma das mulheres mais velhas do mundo.





Segundo a secretaria de Saúde de Pedro Leopoldo, a pandemia, aliada à pouca quantidade de vacinas enviada pelos governos estadual e federal aliada a idade tão rara da vacinada, fizeram do momento da imunização de Dona Sinhorinha um dia extremamente emocionante. Ela foi vacinada nesta quinta-feira, segundo a prefeitura, porque só agora a família procurou o posto de saúde.

Ainda segundo a secretaria de Saúde, Sinhorinha recebeu a vacina do Instituto Butantan e dentro de 15 dias irá receber a segunda dose. A vacinação aconteceu na casa da idosa, no Bairro Andyara, ao lado do filho Maurílio Santana.

 “Minha mãe é muito esperta, anda, gosta de passear. Está muito feliz em receber a vacina. Nós todos estamos. Agradecemos à presença da prefeita Eloísa e da vice Ana pelo carinho, às profissionais de saúde pelo cuidado e a Deus por este momento lindo”, disse.
 
De acordo com a Secretaria de Saúde, Pedro Leopoldo já vacinou todos os idosos acima de 90 anos e  todos os institucionalizados da cidade.  Nesta semana, teve início a vacinação dos idosos acima de 80 anos.  
 

audima