Em ofício enviado à Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, o Conselho Regional de Medicina, a Associação Médica e o Sindicato dos Médicos de Minas Gerais solicitaram, na quarta-feira (03/03), a vacinação imediata de todos os médicos da capital mineira com os novos lotes de imunizantes recebidos.
“O cenário da pandemia vem se mostrando mais grave a cada dia, com o surgimento de novas cepas e os médicos, independentemente de atuarem na linha de frente, dada às características da profissão, são profissionais permanentemente expostos ao maior contágio da doença”, diz o comunicado.
Segundo os médicos, a contaminação desses profissionais pela COVID, compromete ainda mais o atendimento médico na capital mineira, em um momento em que recursos humanos em saúde são de extrema importância.
Isso porque, segundo eles, os médicos atendem a milhões de pessoas, sendo imprescindível que estejam devidamente imunizados.
A categoria também alega que a vacinação da totalidade dos médicos deixa uma força de trabalho preparada para assumir os postos na linha de frente, suscetível ao adoecimento, tanto por causas orgânicas quanto psíquicas.