Jornal Estado de Minas

LUTO NA PM

Sargento da PM, de 43 anos, morre de COVID-19 em Itajubá

O militar tinha 43 anos e foi sepultado neste sábado, em Itajubá (foto: PMMG/Reprodução )
 

A Polícia Militar de Minas Gerais confirmou a morte do sargento Marcus Aurílio Lopes, em decorrência da COVID-19. O militar, de 43 anos, trabalhava no 56º Batalhão da PM, em Itajubá, Sul de Minas. Ele estava internado há mais de uma semana no Hospital Escola da cidade e faleceu neste sábado (6/3).





 

A reportagem apurou que o militar trabalhava na sessão de Recursos Humanos do batalhão. Ele sofria com problemas de obesidade e pressão arterial.

 

A corporação divulgou uma nota em suas redes sociais para comunicar o falecimento do sargento, que foi sepultado na tarde deste sábado, em Itajubá. 

 

NOTA DE FALECIMENTO

"É com grande pesar que comunicamos o falecimento de nosso irmão de farda, o 3º Sgt PM Marcus Aurilio Lopes, lotado na P1 do 56º BPM (Itajubá), internado por COVID-19 no Hospital Escola há mais de uma semana.

Nossos sentimentos e que Deus possa confortar toda sua família e amigos!", diz a nota.

Até sexta (5/3), Itajubá contabilizava 137 mortes pela COVID-19 

A morte do sargento Marcus Aurílio ainda não consta nos registros divulgados pela prefeitura de Itajubá. De acordo com o boletim epidemiológico publicado na noite de ontem (05), o município já contabilizava 137 vidas perdidas em razão da pandemia da COVID-19. A cidade confirmou 24 mortes por coronavírus, entre sexta-feira da semana passada (dia 26) e ontem.





 

Com a escalada no número de casos fatais e de infecções, a prefeitura adotou várias medidas, na tentativa de deixar a população mais isolada possível. Foi decretado toque de recolher entre às 20h e 05h, interdição de parques infantis e academias ao ar livre.

 

A prefeitura distribuiu mais de 20 mil máscaras e 50 mil cartilhas educativas, e fez higienização dos espaços públicos, além de intensificar a fiscalização no comércio da cidade das regras que devem ser seguidas. Artistas locais também foram contratados para, de maneira lúdica e educativa, conscientizar a população sobre a importância do uso de máscaras.

 

O grupo simula as regras de uma partida de futebol. As bandeirinhas acusam o impedimento pelo não uso ou uso incorreto da máscara, enquanto a árbitra apita e aplica o cartão. Durante a ação de conscientização, a segunda bandeirinha se aproxima e alerta sobre a importância do uso da máscara para a prevenção à COVID-19. Se a pessoa não tem máscara, ela recebe um kit contendo uma unidade do protetor facial e um folheto explicativo.





 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

 

 

 





audima