Jornal Estado de Minas

LEI SECA

Quase 170 mil latas de cerveja são apreendidas em distribuidora clandestina



Uma distribuidora de bebidas que trabalhava ilegalmente foi fechada e quase 170 mil latas de cerveja foram apreendidas pela fiscalização municipal em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.



A cidade está sob lei seca, devido a decreto da Prefeitura que busca reduzir números do contágio pelo coronavírus.

A força-tarefa da prefeitura chegou até a empresa por meio de denúncias. A distribuidora fica no bairro Novo Mundo, zona leste da cidade.

Segundo os fiscais, o estabelecimento estava abastecendo pequenas distribuidoras em todo o município com bebidas alcoólicas. Durante a operação, além do estoque, também foi apreendida uma carreta bitrem, que descarregava no local 168.480 latas de cervejas, carga avaliada em R$379 mil.




 
De acordo com o plano municipal, apenas atividades essenciais estão funcionando com horário restrito, sendo proibida a venda de bebidas alcoólicas. Os trabalhos são coordenados pela Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Uberlândia, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos e Vigilância Sanitária. Além de ter o apoio da Polícia Militar. 

De acordo com o superintendente do Procon, Egmar Ferraz, a fiscalização busca fazer valer as deliberações impostas pelo Núcleo Estratégico de Enfrentamento à COVID-19 local. “Tem que haver respeito com as determinações legais”, disse. Segundo ele, quando verificada alguma irregularidade, o estabelecimento pode ser interditado nos prazos de 10 ou 15 dias ou enquanto as determinações de combate à pandemia estiverem em vigor.

Os moradores que perceberem qualquer irregularidade podem denunciar pelo telefone 151. Outra opção é o “Zap da Prefeitura”, no número (34) 99774-0616. Sobre aglomerações de pessoas e festas clandestinas a denúncia deve ser feita diretamente para a Policia Militar, no telefone 190.





Nesta semana, Uberlândia decidiu não aderir à onda roxa do Minas Consciente, ainda que no anúncio, o governador Romeu Zema (Novo) tenha afirmado que a adesão era impositiva. O decreto municipal vigente no Município é ainda mais restritivo que o plano estadual, incluindo a suspensão da venda de bebidas alcoólicas.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 


audima