Jornal Estado de Minas

PREVISÃO DO TEMPO

Alerta: meteorologia prevê chuva para toda a semana em BH e Minas

 
A formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema que carrega umidade da região amazônica para o Sudeste, pode garantir mais uma semana chuvosa em Belo Horizonte e demais regiões de Minas Gerais. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).





O meteorologista Lizandro Gemiacki explica que a previsão para a semana é de muita instabilidade e chances de chuvas ao longo de toda a semana. “Praticamente em todo o estado (o céu) é nublado, com alguma abertura de sol e alguma possibilidade de pancadas de chuva. Belo Horizonte também está nessa condição, nublado com grande possibilidade de chuvas, em forma de pancadas ou contínua, que pode ocorrer por várias horas”, diz. 

Segundo ele, a ZCAS se formou no domingo (7/3), após a passagem de uma frente fria pelo litoral Sudeste. “Praticamente todo o estado terá chuvas significativas”, disse. 

Diante do cenário, nesta segunda-feira (8/3), a Defesa Civil de Belo Horizonte colocou a capital em alerta para risco de pancadas de chuva até as 8h de terça-feira. Além disso, também há um alerta de risco geológico alto válido para toda a semana. “Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo e nos sinais construtivos”, diz o órgão. 



Veja abaixo o acumulado de chuvas, em milímetros, nas primeira seis horas desta segunda-feira (8/3): 

Barreiro: 47,8 (24.1%)




Centro Sul: 45,0 (22.7%)
Leste: 34,0 (17.2%)
Nordeste: 26,6 (19.2%)
Noroeste: 37,6 (13.4%)
Norte: 9,2 (4.7%)
Oeste: 60,8 (30.7%)
Pampulha: 29,2 (14.4%)
Venda Nova: 10,2 (5.2%)

Média climatológica de março: 198 milímetros
Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte

A temperatura mínima em Belo Horizonte hoje foi 16,9°C na Pampulha. A máxima pode chegar aos 26°C ou 27°C, se mantendo nessa casa ao longo da semana.

No estado, a previsão é de que a temperatura varie entre 14°C e 37°C nos próximos dias, com as mínimas sendo registradas no Sul e, mas máximas, na região do Jequitinhonha. 

audima