Jornal Estado de Minas

LOTADO

Ibirité tem 90% de ocupação em leitos de UTI destinados à COVID-19

O Hospital de Campanha de Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), destinado ao tratamento da COVID-19, está com 90% dos leitos de tratamento intensivo ocupados e 80% dos leitos de enfermaria com pacientes. Nesta segunda-feira (8/3), restam apenas duas vagas para pessoas que estejam em estado grave.




 
O Hospital de Campanha de Ibirité tem 40 leitos, sendo 20 para UTI e 20 de enfermaria. Nesta segunda-feira (8/3), há 18 pessoas internadas na UTI e 16 na enfermaria. 
 
Esta unidade é um ponto de atendimento pactuado no Plano Macro da Região de Saúde de Belo Horizonte, obedecendo aos parâmetros de necessidades de leitos na microrregião de saúde de Ibirité (que conta com Contagem, Ibirité e Sarzedo), sendo Contagem a cidade polo e Ibirité o segundo ponto de atendimento da microrregião, com regulação da Central do SUS Fácil, da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES/MG). Por este motivo, recebe pacientes de todas as cidades já tendo, inclusive, atendido pessoas de cidades como Ouro Preto, Belo Horizonte e Brumadinho.
 
Segundo a prefeitura de Ibirité, por meio de sua assessoria de comunicação, com a cidade está com taxa de ocupação de quase 100% dos leitos de UTI, as fiscalizações da Vigilância Sanitária, incluindo as educativas, serão intensificadasnos próximos dias para tentar conter o avanço da doença. 
 
Festas clandestinas e aglomerações em bares e restaurantes podem ser denunciados e as equipes atuam também nos finais de semana, em regime de plantão, com o suporte da Polícia Militar. O número para denúncias de irregularidades e aglomerações são de segunda a sexta, de 8h às 17h no (31) 3533-3530 e nos fins de semana e feriados no (31) 99392-7021.




 

Novo Decreto restringe venda de bebida alcoólica e tem toque de recolher

A partir desta terça-feira (9/3), medidas mais restritivas com o intuito de conter o avanço da taxa de transmissão da COVID-19 passarão a valer em Ibirité. A decisão foi tomada pelo prefeito, William Parreira e pela maioria dos representantes de cidades da RMBH, após reunião na tarde desta segunda-feira (8/3), com a GRANBEL (Associação de Municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte). 
 
“Nosso Hospital de Campanha está com quase 100% de ocupação. Dos 20 leitos de UTI, 18 estão ocupados hoje. As medidas mais restritivas são necessárias. Eu, mais uma vez, apelo à população que não deixe de tomar todos os cuidados em relação à COVID-19 e que, por favor, evitem aglomerações”, disse William. 
 
As medidas são:
Toque de Recolher entre 20 h e 5 h; 
Proibição de circulação de pessoas sem o uso da máscara, em qualquer espaço público ou de uso coletivo, ainda que privado; 
Proibição de eventos públicos ou privados; 
Proibição de venda de bebida alcoólica para consumo no local, sendo que mercados, supermercados e similares não podem vender a bebida gelada.
 
 







audima