Três crianças com suspeita de COVID-19 estão recebendo atendimento no Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. Segundo a rede hospitalar, a pedido da Secretaria Municipal de Saúde, foram ofertados quatro leitos de enfermaria especialmente para cuidados pediátricos com o novo coronavírus.
Leia Mais
Hospital público veterinário restringe atendimentos a urgência e emergênciaPrimeira paciente a contrair a COVID-19 em MG traz mensagem de superaçãoCom energia solar, Hospital da Baleia pode economizar R$ 1 milhão por anoAumento de COVID-19 entre crianças liga o alerta em Conselheiro LafaieteFalta de leitos de UTI para COVID-19 no interior reflete em Belo HorizonteCOVID-19: Contagem restringe comércio, mas não declara toque de recolherAlunos de odontologia pedem retorno de aulas presenciais na UFMGMais doses da CoronaVac chegam hoje ao Aeroporto de ConfinsCoronavírus: Minas registrou 928 mil casos e 19,6 mil mortesSegundo a gerente de enfermagem do Hospital da Baleia, Cinthya Loyd, o vírus do COVID-19 age de forma um pouco diferente no organismo das crianças. Os sintomas nos pequenos geralmente são indicados pelo alta desgaste das vias respiratórias.
“A forma de tratamento é cuidar dos sintomas, ou seja, febre, tosse, falta de ar com suporte de oxigênio e fazer o isolamento para evitar a propagação de vírus. Fazemos escapadores pulmonares para abrir a via área pulmonar e controlar a falta de ar das crianças. Nos casos em que percebemos que já passou do período de transmissão e o resultado deu negativo, seguimos com o tratamendo da questão pulmonar ou respiratórias delas", relata a gerente de enfermagem.
A gerente de enfermagem ainda afirma que as crianças geralmente têm uma recuperação mais rápida para os sintomas respiratórios. Porém, mesmo após os cuidados necessários, precisam ficar em isolamento para caso de agravamento no quadro de saúde.
“Nós também fazemos o acompanhamento social e psicológico dessas crianças. É um trabalho interdisciplinar importante para que não gera traumas ou as tire das possibilidades de convívio depois de recuperadas, claro, com os cuidados de distanciamento e outras medidas sanitárias", afirmou Cinthya Loyd.
Ocupação de leitos
O Hospital da Baleia está desde o início da pandemia fazendo atendimento para pacientes com COVID-19. De acordo com informações da unidade de saúde, atualmente a taxa de ocupação de leitos destinados a pacientes com suspeitas ou infectados pelo vírus é de 90% em CTI, 65% em enfermaria para adultos e 75% para enfermaria pediátrica.
Em dezembro de 2020 a demanda de pacientes foi tanta que o Hospital chegou a atingir 100% dos leitos de CTI destinados aos pacientes com coronavírus.
O que é o coronavírus
Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp
Como a COVID-19 é transmitida?
A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?
Como se prevenir?
A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê
Quais os sintomas do coronavírus?
Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:
- Febre
- Tosse
- Falta de ar e dificuldade para respirar
- Problemas gástricos
- Diarreia
Em casos graves, as vítimas apresentam
- Pneumonia
- Síndrome respiratória aguda severa
- Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.
Vídeo explica porque você deve aprender a tossir
Mitos e verdades sobre o vírus
Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.
Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência
Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:
- O que é o pico da pandemia e por que ele deve ser adiado
- Veja onde estão concentrados os casos em BH
-
Coronavírus: o que fazer com roupas, acessórios e sapatos ao voltar para casa
-
Animais de estimação no ambiente doméstico precisam de atenção especial
-
Coronavírus x gripe espanhola em BH: erros (e soluções) são os mesmos de 100 anos atrás