O início da tarde foi chuvoso em bairros das regiões Oeste, Pampulha e Nordeste de Belo Horizonte. Uma pancada de chuva forte nesses locais durou pelo menos 40 minutos e causou enxurradas. A Defesa Civil emitiu alerta e recomendações.
Leia Mais
BH pode ter mais chuva nesta terça; tempo segue instável em MinasRegião da Pampulha tem fornecimento de água interrompido nesta terça (9/3)BH: em sete dias, Samu atende quase 700 pacientes com suspeita de COVID-19Bombeiros fazem retirada de árvore que ameaçava cair na Serra, em BHCopasa é condenada a pagar multa por cobranças excessivas, em ParacatuRodoviária de BH completa 50 anos e ganha novo siteDuas horas depois, a Defesa Civil do município emitiu alerta para a possibilidade de chuva (20 a 30 mm) com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. O aviso é válido até as 8h de quarta-feira (10/03).
O clima instável segue o mesmo em todo estado e é influenciado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), sistema de transporte de umidade da região amazônica para o Sudeste brasileiro.
Recomendações durante a chuva:
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.
(Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte)