Jornal Estado de Minas

EDUCAÇÃO

BH suspende aulas presenciais em universidades e escolas técnicas



A Prefeitura de Belo Horizonte determinou a suspensão das aulas presenciais em universidades e escolas técnicas na cidade. As atividades dentro dessas unidades foram permitidas em 23 de setembro do ano passado, conforme o Decreto 17.435, que estabeleceu também algumas restrições.





“A Secretaria Municipal de Saúde informa que, devido à situação atual da COVID-19 no município, suspendeu por tempo indeterminado a autorização que permitia as aulas presenciais (laboratoriais e práticas) em universidades, faculdades, centros universitários e escolas técnicas”, informou a pasta nesta terça-feira (09/03).

Na época da liberação, puderam retomar as atividades presenciais, desde que previamente autorizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, as escolas de nível superior, para os cursos na área da saúde, somente para aulas laboratoriais e práticas; e as escolas de educação profissional de nível técnico.

No entanto, cada unidade teve de passar por uma inspeção da Secretaria de Saúde que recebia os pedidos, analisava, e respondia se o local poderia ou não voltar com as aulas práticas, de acordo com os critérios de saúde pública.





Com a nova restrição, ainda não há perspectiva de data para o retorno presencial nesses locais, já que Belo Horizonte passa por mais uma fase de isolamento social e comércio fechado por conta da alta de casos de COVID-19.

A reportagem entrou em contato com a Pontífica Universidade Católica (PUC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e não obteve retorno até a publicação desta matéria.

O UniBH e a Una informaram que vão obedecer a determinação da prefeitura.

"Em virtude da determinação da Secretaria Municipal de Saúde, o UniBH e o Centro Universitário Una informam que as atividades presenciais estão suspensas até que sejam permitidas novamente. As instituições reforçam que a prioridade neste momento é a saúde e o cuidado com toda a comunidade. As aulas seguem em ambiente digital, mantendo o compromisso com a qualidade acadêmica."





O que é o coronavírus

Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp



Como a COVID-19 é transmitida?


A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?


A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.



Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus.

 

Vídeo explica porque você deve aprender a tossir

Mitos e verdades sobre o vírus


Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.

Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:






audima