Preocupado com o crescente e preocupante número de internações de pacientes com a COVID-19 nos hospitais públicos e privados de Uberaba, o secretário municipal de Saúde, Sétimo Bóscolo Neto, alertou para que os municípios vizinhos mantenham os pacientes que não estão graves em suas cidades.
“Temos observado a chegada de pacientes que poderiam ser tratados nos seus municípios, evitando utilização de leitos em Uberaba. Essa ação é essencial para garantirmos leitos no hospital, que é de alta complexidade, para quem realmente não tem condição de ser tratado no próprio município”, considerou.
Leia Mais
COVID: Uberaba amplia vagas na rede pública; são mais de 60 novos leitosCOVID-19 em Uberaba: jovens entre 20 e 30 anos são os mais infectadosSecretário de Uberaba diz que rede pública pode saturar a qualquer momentoUTI/COVID da rede particular de Uberaba volta ao limiteOcupação de leitos UTI/COVID está perto do colapso em UberabaCOVID-19: Uberaba abre Unidades de Saúde no fim de semana para aliviar UPAsPara readequar esta questão, o secretário de Saúde de Uberaba promoveu, nessa segunda-feira (8/3), uma reunião com os representantes da área de Saúde de diversos municípios da macrorregião Triângulo Sul, como, por exemplo, Conceição das Alagoas, Frutal, Conquista e Sacramento.
Durante a reunião, segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Uberaba, ficou definido que um protocolo de atendimento assistencial inicial será repassado às cidades da macrorregião Triângulo Sul para nortear este atendimento.
O médico regulador da Superintendência Regional de Saúde (SRS) em Uberaba, José Natal França, destacou que é preciso que as Unidades Básicas de Saúde das cidades prestem um atendimento inicial adequado aos pacientes suspeitos ou confirmados com a COVID-19. “Temos que avançar no atendimento inicial, pois é o que evitará, em muitos casos, o agravamento”, ressaltou.
Gráficos mostram evolução de internações em Uberaba
Dois gráficos do Observatório COVID-19 Uberaba mostram uma crescente e preocupante evolução no número de internações em Uberaba, entre o início de novembro e atualmente.
O gráfico 2 (segunda imagem da matéria) apresenta a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID. Nesta última semana, os leitos dos hospitais da cidade trabalharam acima dos 70%.
Já o gráfico 3 (primeira imagem da matéria) mostra a evolução do número de internados, UTI e enfermaria. É possível notar um aumento significativo a partir da segunda quinzena de janeiro. Hoje, são 212 pessoas internadas por causa da COVID-19, em Uberaba.
Desde o início da pandemia, segundo informações do último boletim epidemiológico, divulgado na noite desta terça-feira (9/3), foram registrados 16.459 casos positivos da doença na cidade, sendo que 382 pessoas morreram e 14.784 se recuperaram.